[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No início da manhã do sábado, dia 28, aconteceu na nova Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco, o lançamento oficial em Aracaju da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. O chamado Dia ´D´ integra ações promovidas pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vacinação dos idosos começou no dia 23 deste mês e se estende até o próximo dia 4 de maio.

Durante a abertura do evento, a secretária Municipal de Saúde, Lêda Lúcia, destacou o importante trabalho de prevenção contra o vírus Influenza (gripe). “É importante que cada vez mais idosos façam parte dessa campanha de vacinação. No começo da campanha, em 1999, a adesão não era tão grande, mas tem crescido paulatinamente a cada ano. A gente sabe que quanto mais idosos forem vacinados, vamos fazer o processo de prevenção da mortalidade de doenças respiratórias”, preveniu Lêda.

Após o discurso, a secretária Lêda Lúcia homenageou o Coral de Idosos da USF Fernando Gomes, do Conjunto Residencial Castelo Branco, recitando um poema da escritora Lya Luft. Logo em seguida, o Coral fez bela apresentação, que contagiou toda a platéia presente no local.

Segundo a gerente de Imunização da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Copevi) da SMS, Débora Moura, no Dia ´D´ há 50 postos de vacinação no município. Além das USF, foram montados postos no Shopping Jardins, Aeroporto, Hiper Bom Preço, Hiper Sul do G. Barbosa e no Largo da Aparecida. “Até ontem à tarde [sexta-feira], 26% dos idosos foram vacinados. É importante lembrar que só pode ser vacinada a pessoa que tenha 60 anos ou mais. Para se vacinar é preciso trazer algum documento de identidade, além do cartão de vacinação”, informou Débora.

A primeira idosa a ser vacinada foi a Dona Noélia Cardoso de Melo, 68, que ficou muito feliz. “Estou contente, pois agora sei que vai ser muito difícil adoecer e vou poder realizar meus afazeres sem nenhuma preocupação”, disse. Já para Zélia Soares, 63, que é integrante do Coral, o importante é participar. “Sempre participo da campanha. Faço parte do Grupo de Coral do Fernando Sampaio e também de outras atividades da comunidade, por isso é importante para nós idosos preservar nossa saúde, pois quando chegamos numa certa idade é mais fácil adoecer. Então, a vacina é muito importante, porque a saúde da gente é o principal“, salientou.

Além da Prefeitura de Aracaju, o Governo de Sergipe ajuda a coordenar à campanha em todos os municípios do Estado. ”Nossa campanha teve início no dia 23, onde todos os 75 municípios já estavam com a vacina e os postos de vacinação funcionando. Hoje, Dia ´D´, há mais fácil acesso a essa população, porque as unidades de saúde estão somente à disposição da campanha. Fazemos o chamado para as pessoas idosas com mais de 60 anos, que não deixem de procurar os postos de saúde neste sábado, pois todos os profissionais estão com atenção voltada somente ao atendimento deles”, destacou a coordenadora da Imunização do Estado, Sândala Teles.

Em todo o Estado de Sergipe, são 380 postos de vacinação e mais de 3 mil pessoas envolvidas na campanha, entre profissionais e voluntários. “Estamos trabalhando inclusive na zona rural, que é uma zona de difícil acesso; isso para que não fique nenhum idoso com mais de 60 anos sem ser vacinado. É uma população de 147 mil idosos e nosso Estado tem atingido excelente cobertura. Ano passado vacinamos 92% dos idosos e esperamos que agora, na nona campanha, essa meta seja superada”, informou a coordenadora Sândala Teles.

Também participaram da abertura oficial da Campanha a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Tânia Santos; a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado, Giseola Melo Fontes; e o diretor-geral da Guarda Municipal, coronel Magno Silvestre.

Contra-indicações

A vacina não é indicada a idosos que possuam alergias graves a Albumina (proteína presente no ovo), Digluconato de Clorexidina (substância contida no Merthiolate) e que possuam a Síndrome de Guillan Barré.

As pessoas com gripe ou febre devem adiar a dose da vacina. Idosos com deficiências físicas, mentais ou com Acidente Vascular Cerebral (AVC) podem ser vacinados, desde que o AVC não esteja em fase aguda.

Efeitos colaterais

A vacinação, em raros casos, pode causar um pouco de tosse ou febre, como também dor no local da aplicação. A gerente de Imunidades da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) da SMS, Débora Moura, reforça que os sintomas colaterais são bem menores que os benefícios da vacina.

Mito

No ano de 2000, a campanha registrou o mais baixo índice de cobertura, por conta de um boato de que ela estaria transmitindo o vírus influenza (gripe). Ao contrário do que alguns pensaram à época, a vacina não causa gripe. O equívoco se deve ao fato do vírus ficar incubado 24 horas antes dos sintomas se manifestarem. Desse modo, as pessoas que apresentaram sintomas de gripe já estavam contaminadas pelo vírus e, sendo assim, a vacina não teve influência na doença.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.