CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a tarde de ontem, segunda-feira, o secretário municipal de Planejamento, Luciano Pimentel, juntamente com outros secretários e técnicos de órgãos municipais, participou de reunião com integrantes de mais uma missão do Banco Interamericanos de Desenvolvimento (BID). O principal do objetivo do encontro é discutir quais obras de interesse do município que podem ser enquadradas em uma operação de crédito do Banco. Representaram o BID a chefe da Missão, Fernanda Magalhães, e o especialista em Urbanismo, José Brakartz.

Durante a manhã também ouve uma reunião com membros da Missão, onde, segundo o secretário Luciano Pimentel, foi trabalhada a questão de mobilidade urbana, trânsito, acessibilidade, com o especialista em Transporte Urbano Mário Duran. Agora à tarde foram apresentadas várias propostas de financiamento. Participaram os secretários municipais Lucivanda Rodrigues (Administração), Valmor Bezerra (Obras e Urbanização), Jeferson Passos (Finanças) e Rosária Rabelo (Assistência Social e Cidadania).

“Inicialmente estavam previstas obras no Coqueiral e no Santa Maria, mas com a aprovação do Governo Federal, com recursos através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), nós agora estamos nos reunindo para a definição de outras áreas da cidade que poderiam ser financiadas. Vamos apresentar várias alternativas ao BID, para que dentro daquilo que o Banco possa financiar, o prefeito Edvaldo Nogueira decida que áreas nós estaremos contratando operações”, informou Pimentel.

Além da avaliação das propostas iniciais, também foi apresentado o diagnóstico institucional da Prefeitura, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). Esse diagnóstico foi uma exigência do BID, para encaminhamento de posteriores ações do Banco, solicitado na última missão. D acordo com o secretário, amanhã pela manhã acontece mais uma reunião com os representantes do BID com os mesmos objetivos.

“Ao final nós estaremos com um desenho do que pode ser financiado em novas obras pelo BID, já que o Banco tinha considerado para financiamento o Coqueiral e o Santa Maria, que já tem recursos garantidos pelo PAC. Então nós vamos apresentar novos elencos para que se verifique a viabilidade de financiamento para posterior decisão do prefeito. A intenção nossa é que ainda esse ano a Prefeitura de Aracaju possa estar contratando esse financiamento com o BID”, concluiu o secretário.

Missões do BID

Há quatro meses, três representantes do BID realizaram reuniões com diversas secretarias municipais para avaliar o Programa Integrado de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Aracaju. Esse programa é vinculado ao Procidades, que é desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, em parceira com o BID e em cooperação com o Ministério das Cidades. O Procidades visa financiar ações nas áreas de saneamento, água potável, desenvolvimento urbano integrado, desenvolvimento urbano, urbanização e infra-estrutura social para as áreas de população de baixa renda.

O BID trabalha com um acompanhamento chamado de “missões”. Em cada uma delas avalia-se o que já foi feito dentro do Programa desde a anterior, e também são apresentadas novas ferramentas, novos projetos. Funciona como um acompanhamento das ações que estão sendo realizadas. A chefe da Missão do BID, Fernanda Magalhães, contou que a reunião da tarde de ontem serviu basicamente para fazer uma reavaliação de quais são as obras que podem ser financiadas dentro do programa.

“Nós fizemos uma revisão do estudo que está sendo apresentado e vamos olhar os projetos que estão sendo desenvolvidos. A gente vai olhar os estudos que ainda precisarão ser desenvolvidos para serem apresentados em uma próxima Missão. Mas a gente não sabe sequer que estudos precisam ser desenvolvidos. Em função da quantidade de trabalho é que a gente vai dimensionar a capacidade de resposta da prefeitura para poder marcar uma futura data”, informou.

De acordo com ela, agora a Missão tem que analisar os projetos do município e ver o que está sendo desenvolvido para cada uma dos lugares, identificando quais são os projetos que estão incompletos e que têm que ser desenvolvidos um pouco mais para que possam ser aprovados e dar seqüência ao Programa. Na reunião de amanhã, terça-feira, serão apresentados os projetos da Prefeitura.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados