[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A limpeza dos canais e a intensificação da desobstrução das galerias da rede de drenagem executadas pela Prefeitura de Aracaju, através de um trabalho integrado das Empresas Municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e Serviços Urbanos (Emsurb), tem obtido resultados bastante satisfatórios na cidade. Com as chuvas caídas nas últimas horas em Aracaju, os pontos de alagamento se reduziram em mais de 50% em relação ao mesmo período do ano passado, graças a essas ações integradas iniciadas desde o mês de janeiro.

“Existem áreas muito baixas na cidade em que os alagamentos são inevitáveis. São problemas estruturais. O importante é que, com o trabalho que desenvolvemos nesses locais, tão logo cessam as chuvas as águas estão escoando rapidamente, pois as galerias da rede de drenagem estão desobstruídas”, ressalta o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.

Além do trabalho cotidiano de desobstrução e limpeza das galerias da rede de drenagem, equipes da Emurb estão trabalhando hoje principalmente nos locais em que ocorreram alagamentos com as fortes chuvas e que foram identificados pelos técnicos, como também informados pela população. “É importante ressaltar que, nos finais de semana, estamos mantendo plantão nesse período de chuvas para, em caso de emergência, podermos atender a população. Para mobilizar a nossa equipe, basta ligar para o telefone 9979-6603 ou para o Samu, que imediatamente entraremos em ação”, informa Sérgio Ferrari.

Desde ontem, equipes da Emurb estão trabalhando nos seguintes bairros: Bugio, Suissa, Cidade Nova, Siqueira Campos, Ignácio Barbosa, 13 de Julho, Centro, Jabotiana, 18 do Forte, Aeroporto, Jd. Centenário, Novo Paraíso, Santos Dumont, São Conrado, Luzia e Farolândia.

Emsurb

A rede de escoamento de águas pluviais entre o conjunto Médici e Luzia/Ponto Novo vem passando por um serviço de limpeza desde o dia 18 último. Atualmente a atuação da Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb e Emurb, está concentrada no canal que divide as localidades, onde equipes de agentes de limpeza estão recolhendo detritos e lama do canal, através da utilização de uma retroescavadeira (Poclain) e seis caçambas.

Num trabalho conjunto, a Emurb realiza a desobstrução da rede de drenagem (tubulação enterrada e bocas-de-lobo) no sentido de facilitar o escoamento da água. De acordo com o presidente da Emsurb, João Andrade Vieira, a ação integrada faz parte de uma iniciativa da PMA para proporcionar melhores condições de esgotamento das águas das chuvas, devido também às previsões de intensas chuvas na capital.

“Esse trabalho integrado estamos desenvolvendo desde o final do mês de janeiro. Temos consciência que em algumas localidades o transbordamento de canais e alagamentos em algumas ruas é inevitável, pois depende de fatores como o nível da maré, volume da precipitação da chuva e até a condição topográfica. O que podemos qualificar e quantificar no serviço realizado é o tempo de escoamento da água. Mesmo que a rua seja inundada durante a chuva, em pouco tempo a água será escoada e assim a comunidade pode avaliar a qualidade do serviço: pelo tempo de escoamento”, explicou.

Nesta semana as equipes da Emsurb e da Emurb estão executando a limpeza do canal do Médici, o mesmo serviço realizado nos canais do São Carlos, Lourival Baptista, Nova Liberdade, Palame, conjunto D. Pedro, Filadelfo Dórea, Airton Teles e Benjamin Constant, entre outros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.