[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os 40 profissionais já selecionados para trabalhar no SAMU – Sistema de Atendimento Municipal de Urgência -, da Prefeitura de Aracaju, começam a ser capacitados a partir dessa segunda-feira, dia 29. O curso de PHTLS – Suporte Pré-Hospital Avançado de Vida no Trauma – será realizado no auditório do Hospital Universitário até o dia 1° de novembro.
Os participantes serão divididos em duas turmas e cada uma delas passará dois dias sendo capacitada por especialistas da SBAIT – Sociedade Brasileira de Atendimento ao Trauma -, vinculada à Faculdade de Medicina da USP – Universidade de São Paulo, órgão máximo no país nesse tipo de atendimento.
Durante o curso haverá simulações de acidentes para que seja possível testar o nível de assimilação do profissional. Para isso, será feita uma ambientação numa área externa do Hospital. Serão utilizados dois carros para suporte, 10 manequins vivos e 10 bonecos. Tudo isso será usado nas simulações de acidentes automobilísticos, atropelamentos e outras ocorrências graves de porte pequeno e médio.
É proposta da coordenação do SAMU fazer freqüentemente treinamentos utilizando simulações de grande porte, inclusive com aeronaves. Isso será possível graças às parcerias que estão estabelecidas com o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Infraero.
Os médicos e enfermeiros que tirarem uma nota, nesse curso, superior a oito e meio serão transformados em multiplicadores. Eles serão os responsáveis por reciclar e treinar outros profissionais que precisem ser agregados ao SAMU.
O secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho, diz que este curso é o lançamento oficial do projeto que pretende revolucionar o atendimento de urgência na grande Aracaju. “A prefeitura de Aracaju está seguindo o modelo de sucesso de algumas cidades que são consideradas as melhores no atendimento de urgência. Trata-se de um grande investimento, em material e humano para que 24 horas por dia o sistema de saúde da capital tenha a capacidade de atender e salvar o paciente de urgência”, esclarece.

O QUE É O SAMU

O SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência – a ser implantado em janeiro de 2002, vai permitir regular o atendimento de urgência na grande Aracaju.
O serviço será acionado através de um número telefônico. Os telefonistas serão capacitados enquanto agentes reguladores, sendo responsáveis por orientar o usuário caso a necessidade não seja de urgência ou encaminhar para o médico de plantão. Este, além de acionar imediatamente a ambulância, vai começar a fazer o atendimento por telefone. Esse processo qualifica o atendimento porque identifica a real necessidade. Assim, o paciente será enviado para a unidade de saúde mais capacitada para fazer aquele tipo de procedimento. Ao todo o projeto, orçado em pouco menos de R$ 1 milhão, contará com 77 profissionais e 08 ambulâncias, sendo duas UTI móveis, além das ambulâncias que hoje fazem parte da Central de Ambulância. O serviço será totalmente informatizado, o que inibe os trotes, infelizmente , muito comuns neste tipo de serviço.
O SAMU pode ser acionado por qualquer pessoa na grande Aracaju. No sistema estão incluídos, enquanto parceiros, o Hospital João Alves Filho, o hospital Cirurgia, a maternidade Hildete Falcão, o hospital psiquiátrico Adauto Botelho, os PA 24 horas do município de Aracaju e os hospitais particulares conveniados ao SUS – Sistema Único de Saúde.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.