[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os agricultores que integram o Projeto Feira da Agricultura Familiar e comercializam em Aracaju receberam nesta quinta-feira, 31, da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), balanças de precisão de 16kg para serem utilizadas durante a venda dos produtos.

De acordo com o coordenador do projeto e técnico da Seides, Bruno Santiago, ao todo serão entregues 231 balanças. “Já realizamos entregas das balanças aos agricultores de Boquim, Ribeirópolis e Lagarto. Agora estamos entregando em Aracaju. Durante a ação, os agricultores assinam um termo de compromisso, se responsabilizando pelo material”, informou.

A agricultora beneficiada, Ediana Resende, disse ser de grande valia a nova balança. “Como ainda não tínhamos uma balança, sempre improvisamos algum método na hora de pesar os produtos. Agora esse problema acabou. Essa balança ajudará muito o nosso trabalho”.

Projeto

Com o projeto, a agricultura familiar é fortalecida para escoar a produção diversificada dos pequenos produtores e estreitar a relação com os consumidores a partir da comercialização de frutas, verduras, legumes e doces artesanais sem a intervenção de agrotóxicos, priorizando aspectos agroecológicos.

A feira acontece de maneira que o pequeno agricultor fique com 100% do lucro e o diferencial para atrair a clientela é o tipo de produto comercializado. Na sede da Seides os consumidores compram frutas, verduras e legumes convencionais e sem agrotóxicos, derivados do leite, mel e mangaba, além de doces artesanais e outro.

Parceiros

São realizadores das Feiras da Agricultura Familiar a Seides, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Central de Cooperartiva da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe (Centrafes), prefeituras municipais e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean).

Apoiam a iniciativa a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro),o Sebrae, a  Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil (BB), Instituto de Cooperação Para o Desenvolvimeto Rural Sustentável (Icoderus), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Projeto Dom Helder, Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.