[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a manhã desse sábado, 28, o secretário municipal de Finanças José de Oliveira Júnior, apresentou à presidência e membros do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) o novo sistema informatizado de baixa de inscrição no cadastro municipal, que estará a disposição de contabilistas e contribuintes a partir de hoje. O novo mecanismo poderá ser utilizado através do portal do contribuinte localizado na página da Prefeitura de Aracaju, no endereço www.aracaju.se.gov.br/contribuinte.

O secretário anunciou que o novo mecanismo, criado pelos técnicos de informática da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), vai facilitar e agilizar a solicitação da certidão de baixa no cadastro municipal, tanto de pessoas físicas, que se inscreveram como autônomas, quanto de pessoas jurídicas. Ele também enfatizou a importância da parceria entre o município e o Conselho. “Justamente por isso a gente tem sempre a preocupação em tudo o que fazemos levar em consideração a categoria dos contabilistas como um parceiro especial. Hoje estamos aqui apresentando mais um procedimento que será implantado para facilitar o nosso trabalho”, disse.

Como mais um incremento de um processo de modernização, através da informatização, que vem acontecendo na Prefeitura de Aracaju desde 2001, o novo sistema vai evitar que o contribuinte ou contabilista tenha que ir a secretaria mais de uma vez para dar baixa na sua inscrição. “O serviço, que a partir de segunda-feira estará em funcionamento e que, hoje estamos simbolicamente lançando aqui, vai permitir que o contribuinte vá apenas uma vez na secretaria solicitar o documento no balcão ”, adiantou Oliveira Júnior.

Dois dias depois disso, basta o contribuinte acessar o site do contribuinte e, por meio de um número de protocolo, obter o documento. Antes as certidões de baixa, requeridas quando se deixa de contribuir com os tributos, eram requeridas na secretaria, que realizava uma fiscalização quanto aos pagamentos dos impostos e, dentro de um prazo de até oito dias, o contribuinte era obrigado a retornar a Sefin para pegar a sua certidão. Agora o sistema informatizado vai poupar tempo e dar mais comodidade aos contribuintes, além de diminuir as filas nos balcões e melhorar oatendimento.

O presidente do CRC/SE Romualdo Batista de Melo elogiou a iniciativa. “Eu agradeço a presença de todos e quero dizer da satisfação de receber o secretário aqui e da importância dessa parceria”, disse, comprometendo-se também a divulgar o sistema no site do CRC.

O vice-presidente do Conselho, Mário Lúcio do Espírito Santo, agradeceu em nome da categoria e destacou a burocracia existente atualmente nessa questão. “Para criar uma empresa é muito complicado e para dar baixa é muito pior, mas a gente tem recebido boas notícias da Prefeitura de Aracaju de que as coisas estão evoluindo”, destacou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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