[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O neurocirurgião Augusto César Esmeraldo, da chapa ‘União’, foi o vencedor da primeira eleição para diretor clínico do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). Juntamente com o vice-diretor Maurício Pinheiro, Esmeraldo foi eleito com 190 votos durante o processo finalizado na noite da última quarta-feira, 30. Foi a primeira vez em que a escolha da diretoria clínica do HUSE aconteceu por meio do voto secreto e direto, conforme estabelece a Resolução 1.342 do Conselho Federal de Medicina (CFM), de 8 de março de 1991.

A chapa ‘Dignidade e Respeito’, liderada pelo cirurgião André Leite Monteiro, obteve 98 votos, enquanto a chapa ‘Resgate Médico’, encabeçada pelo cirurgião plástico Durval Maynart Neto, recebeu 27 votos. A chapa ‘Resgate Médico’ ficou em 3º lugar, com 27 votos. De acordo com a Comissão Eleitoral responsável pela organização do pleito, um voto em branco foi registrado. Não houve votos nulos. A votação foi encerrada às 22 horas e, às 23 horas desta quarta-feira os votos já estavam apurados. Dos 526 entre médicos estatutários e contratados aptos a participar da votação, 316 foram às urnas.

Ao comentar o resultado da eleição, o neurocirurgião destacou a participação dos médicos no pleito. "O número expressivo de participantes traduz o desejo de mudanças e contraria o folclore de que o profissional da saúde é alheio às decisões de classe", disse Esmeraldo. De acordo com ele, além da criação do regimento interno, são prioridades a discussão e adequação das rotinas médicas nas diversas áreas, assim como a implementação de um programa de educação continuada para os profissionais.

Resolução e Regimento Interno

O resultado do pleito será homologado pela direção geral do HUSE e encaminhado ao Conselho Regional de Medicina de Sergipe (CRM-SE). O tempo de mandato será definido a partir da elaboração do Projeto de Regimento Interno do Hospital, a ser apresentado, discutido e aprovado dentro de 90 dias, segundo termo de compromisso firmado por todos os candidatos que participaram da eleição.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.