CONHEÇA NOSSA LOJA!
Marcelo Déda e José Eduardo Dutra recebem título de Sócio Benemérito do IHGS

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS) é a casa de Sergipe. É a instituição mãe de todas as instituições que se dedicam a preservar a memória e a pesquisar a história do povo sergipano”, disse hoje à tarde o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, ao receber o título de Sócio Benemérito do IHGS, igual homenagem concedida ao presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra. Na mesma solenidade, ocorrida na própria instituição, foram lançados o catálogo e a coleção de CD´s com jornais digitilzados, editados em Sergipe, correspondente ao período de 1870 a 1990.

Destacando que os fundadores do Instituto Histórico contribuíram para a educação e a cultura de Sergipe, o prefeito Marcelo Déda foi enfático: “Aqui estamos na casa que é a guardiã da memória de Sergipe”. Ao agradecer a homenagem, ele disse que o título pode ser traduzido como um gesto de generosidade da diretoria do IHGS e defendeu a parceira Prefeitura de Aracaju/Petrobras para que as obras de recuperação do prédio sejam executadas. “A reforma do IHGS se transformará num tributo aos 150 anos de Aracaju”, reforçou.

Recordando o mês de outubro de 1981, quando pela primeira vez esteve no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, para um encontro político, o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, se disse honrado com o título de Sócio Benemérito. Depois, observou que “a Petrobras não é apenas uma empresa que se dedica à exploração e produção de petróleo; é também uma empresa com responsabilidade social, e essa responsabilidade é traduzida na contribuição para a preservação da memória do povo sergipano”.

O presidente do IHGS, professor José Ibarê Costa Dantas, justificou a concessão do título de Sócio Benemérito ao prefeito Marcelo Déda, e ao presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, como um reconhecimento àqueles que contribuíram para que fosse possível a digitalização dos jornais sergipanos e a impressão do catálogo. “Esse foi o nosso gesto de gratidão a quem nos ouviu, a quem nos ajudou, a quem deu a sua contribuição para a cultura sergipana”. Coube a empresa Artigo Digital executar em nove meses o trabalho de digitalização dos jornais reunidos na coleção de CD´s.

No final da solenidade o prefeito Marcelo Déda presenteou o IHGS com uma Medalha do Sesquicentenário de Aracaju, na versão prata. Depois, ao lado de José Eduardo Dutra, Ibarê Dantas, autoridades e convidados percorreu as instalações do instituto, reforçando a defesa em favor das obras de reforma do prédio.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados