[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda foi um dos homenageados na entrega da medalha Mérito Citrícola José Trindade, em solenidade realizada na noite dessa sexta-feira, 8, em Boquim. O tributo é entregue às personalidades que desenvolveram trabalho importante no município e faz parte da abertura da 44° Festa da Laranja.  O secretário de Estado da Casa Civil, Silvio Santos, representou o governador Marcelo Déda e destacou os investimentos do Governo estadual na agricultura familiar.

“Esta é uma homenagem justa e merecida por tudo que Marcelo Déda realiza em Boquim nos seus dois mandatos de Governo. É uma gestão que se empenha nas demandas do município, da citricultura, da agricultura familiar, com a implantação de programas que fomentam a atividade, como o ‘Mãos Amigas’. É uma honra estar aqui representando Marcelo Déda nessa homenagem, que tem o nome de um grande sergipano, Zé Trindade”, afirma.

A citricultura está atrelada ao desenvolvimento econômico de Boquim, na região Sul de Sergipe, e a comenda de Mérito Citrícola leva o nome de um engenheiro agrônomo que presidiu a Associação dos Citricultores de Sergipe. José Trindade foi prefeito de Boquim por dois mandatos e faleceu em 2012.

 “A condecoração, criada este ano, representa a luta de José Trindade pela citricultura. Todas as pessoas homenageadas hoje trabalharam pelo desenvolvimento da produção da laranja. O governador Marcelo Déda foi escolhido porque contribuiu muito para a citricultura com a implantação de projetos como Mão Amigas e Garantia Safra. São projetos que beneficiam os produtores durante a entressafra e promovem a capacitação do produtor. Também temos o PAA da Laranja, que movimenta R$1,5 milhão por mês em nossa cidade”, diz o prefeito de Boquim, Jean Carlos.

Em sua 44° edição, a Festa da Laranja segue até o dia 10 de novembro com uma programação composta por atrações culturais e cursos técnicos de fruticultura, mecanização e aplicação de agrotóxicos.

O desenvolvimento rural de Sergipe é um dos pilares da política de interiorização do crescimento do Governo do Estado, já que a atividade agrícola responde por 84% da ocupação das pessoas que vivem no campo. Os investimentos da gestão estadual na agricultura familiar, no beneficiamento de sementes e na capacitação e na assistência técnica do produtor têm transformado a atividade em segmento de mercado e não mais de subsistência. Em Boquim, o Programa de Aquisição de Alimentos da Laranja (PAA da laranja) gera renda, aquece a economia local e beneficia mais de 380 produtores.

“A laranja é nosso principal produto de exportação. São mais de 1.500 agricultores envolvidos na produção de 300 toneladas do produto. Este ano, a festa da Laranja trouxe cursos técnicos para os produtores nas áreas de administração rural, tratorista, manejo de agrotóxicos para incentivar nosso agricultor a produzir mais, a investir na terra”, explica Jean.
O PAA
 
Executado pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o PAA integra o conjunto de medidas de enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil lançado pela presidenta Dilma Rousseff. A iniciativa busca eliminar a presença de intermediários, comprando a produção diretamente do agricultor. A compra da produção é feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e parte dos alimentos é adquirida para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.
 Em Sergipe, as secretarias de Estado da Agricultura (Seagri) e de Inclusão Social (Seides) acompanham a execução do PAA e a distribuição de um milhão de litros de suco. O Programa beneficia 1.500 agricultores familiares, representados por sete organizações (cooperativas e associações) em municípios da região Sul e Centro Sul de Sergipe.

O programa PAA da Laranja foi implantado em Sergipe em 2009, executado em proporções menores, atendendo uma média de 600 agricultores familiares. Em 2011, o governador Marcelo Déda negociou a manutenção e a ampliação do programa com a presidenta Dilma Rousseff e a nova etapa está orçada em R$ 6 milhões.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.