[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lembra o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta quinta-feira, 31,  informando a ampliação no número de municípios sergipanos que passarão a contar com o Programa de Tratamento para Fumantes, passando de 23 para 35 municípios do Estado, distribuídos em 64 unidades de saúde.  De acordo com dados de 2011 da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), Aracaju registrou uma taxa de 9% da população como fumante. Uma queda de 1,6% frente a 2010, quando a capital teve a prevalência de 10,6%.

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, faz a divulgação e mobilização social para a data e desenvolveu a campanha de comunicação com o conceito: “Fumar: faz mal pra você, faz mal para o planeta”.

O tema escolhido abrange uma complexidade de ações estratégicas que a indústria do tabaco utiliza para manter e aumentar o consumo de seus produtos. A ação reforça o Artigo 18 da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco/CQCT, que trata sobre a atenção que os países devem dar à proteção ao meio ambiente e à saúde das pessoas. A partir dessa ideia, as peças e ações de comunicação objetivam divulgar os danos da cadeia de produção e do uso de produtos do tabaco.

Programa Estadual

O Programa Estadual de Tratamento do Fumante está implantado em 23 municípios do Estado, distribuído em 41 unidades de saúde. Para 2012, foi ampliado para 35 municípios, distribuído em 64 unidades de saúde.

A estimativa de fumantes para Sergipe é de 22.748 pessoas, sendo que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer-INCA, 75% deverão fazer uso de medicamentos, tendo seus custos para o SUS – Sistema Único de Saúde.

“Estamos apoiando o Dia Mundial Sem Tabaco com a entrega de materiais educativos com a campanha que combate o tabagismo aos 75 municípios do Estado e às diversas instituições que desenvolverão atividades, tais como: estande com  materiais educativos e exposição de vídeos, palestras, caminhadas, rodas de conversa, feiras de saúde e outros”, disse a coordenadora do programa anti-tabagismo da SES, Lívia Angélica.

Número de fumantes cai em todo Brasil

A queda do número de fumantes no Brasil para 14,8%  – é a primeira vez que o número cai para menos de 15%. Esta foi uma das boas notícias da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) de 2011. O índice dos que fumam mais de 20 cigarros por dia também diminuiu e está em 4,3%. A pesquisa coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

As capitais onde mais se fuma são Porto Alegre (23%), Curitiba (20%) e São Paulo (19%). No Nordeste estão as capitais com menor incidência de tabagismo entre seus moradores: Maceió (8%), João Pessoa, Aracaju e Salvador (todas com 9%).  Em Aracaju no ano de 2010, a prevalência era de 10,6%.

Para quem quer parar de fumar

As pessoas que desejam parar de fumar ou obter informações sobre o tabagismo devem procurar o serviço Disque Saúde do Ministério da Saúde pelos números 0800-611997 ou 136. A ligação é gratuita.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.