CONHEÇA NOSSA LOJA!
Lançamento de livro encerra mês dedicado aos 150 anos de Aracaju

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O lançamento da reedição do livro Ponte do Imperador, da escritora e chefe de cerimonial da Prefeitura de Aracaju, Ana Maria Fonseca Medina, encerrou no final da tarde de ontem as comemorações dos 150 anos da capital durante o mês de março. Durante o evento, realizado na própria Ponte do Imperador, foi inaugurada também a exposição Aracaju de Outrora, organizada pela historiadora Naide Barbosa.

“Durante este mês nosso povo pôde revelar seu amor por Aracaju, seu orgulho de ser aracajuano ou de viver aqui de diversas formas. Este lançamento encerra o momento culminante dos festejos dos 150 anos da cidade, mas a prefeitura vai dedicar este ano inteiro às comemorações do sesquicentenário de Aracaju”, frisou o prefeito Marcelo Déda.

Além de resgatar a história da Ponte do Imperador, originalmente construída no mesmo lugar que a atual – mas com outra estrutura – para receber o imperador D. Pedro II, o livro de Ana Medina funcionou como uma bandeira na luta pela revitalização do espaço, promovida pela administração municipal do prefeito Marcelo Déda.

“No lançamento da primeira edição do livro, este local estava degradado e ainda era praticamente um mictório público. Com a reforma de sua estrutura, nós recuperamos a história e demos uma utilidade real ao espaço”, lembrou o prefeito, referindo-se ao projeto Museu de Rua. A iniciativa instalou no local uma maquete que retrata Aracaju dos anos 20 aos 40 e serve tanto como referência para pesquisas, como para matar a saudade dos mais nostálgicos.

No dia 22 de março Ana Medina lançou outra obra de sua autoria, intitulada Memória da Ordem do Mérito Serigy. “É uma emoção muito grande ver dois livros meus publicados num mês tão importante para a cidade, quando completamos 150 anos”, afirmou a escritora e chefe de cerimonial da PMA.

A exposição Aracaju de Outrora é composta por mais de 30 fotos de 1900 a 1940 organizadas por Naide Barboza, que dividiu as imagens em quatro períodos: gênese urbana, industrialização, apogeu da modernidade e refluxo. O vice-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, diversas autoridades políticas e intelectuais sergipanos prestigiaram o evento, realizado pela prefeitura através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados