[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Conhecer em detalhes a situação de precariedade das condições de vida a que estão submetidas diversas famílias que ocupam barracos numa localidade conhecida como bairro “13”, no município de Riachuelo, a 30 km da capital. Este foi o compromisso do vice-governador Jackson Barreto, na manhã desta quinta-feira, 31, atendendo a uma solicitação da prefeita Cândida Leite.

Acompanhado do secretário adjunto de secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Joelson Hora Costa, além de técnicos da referida secretaria, o vice-governador, ao lado da prefeita, secretários e vereadores, percorreu a localidade, conversou com moradores e viu de perto a situação que aflige cerca de 40 famílias que habitam nos 38 barracos existentes. “Estamos aqui convocados pela prefeita Cândida Leite. Vimos habitações subumanas, cuja situação se enquadra nos focos dos programas de habitação popular do Governo do Estado e do Governo Federal”, explicou o vice-governador.

A situação de miserabilidade e falta de dignidade a que estão submetidos os moradores, segundo Jackson Barreto, serão relatadas ao governador Marcelo Déda e à secretária de Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, para que se procedam os encaminhamentos visando enquadrar a situação dos moradores nos requisitos dos programas de moradias populares.

“O cadastro dessas famílias, já realizado pela prefeitura, será enquadrado nas situações descritas para abrangência dos programas habitacionais que visam a melhoria da qualidade de vida e, sobretudo, oferecer dignidade a estes cidadãos, cumprindo ao que determina o governador Marcelo Déda, que também é preconizado pela presidenta Dilma Rousseff”, pontuou Barreto. Segundo ele, serão buscadas alternativas via Caixa Econômica Federal, que é o órgão executor da política habitacional do Governo Federal.

Ação Coordenada

“A exemplo do que vimos aqui, o Governo do Estado também já está promovendo os preparativos para também promover melhorias para as famílias que residem em habitações precárias na entrada do município de Maruim, em direção à Divina Pastora. O governador Marcelo Déda e a primeira dama e secretária da Inclusão Social, Eliane Aquino, também já estão com um projeto visando a localidade conhecida como “Ilha do Rato”, nas imediações da ponte entre Barra dos Coqueiros e Pirambu, bem como a localidade “Tatu”, em Neópolis. Todas essas ações do nosso governo visam garantir o direito a uma habitação digna, que tem sido nosso compromisso em diversos municípios e também aqui em Riachuelo”, informou o vice-governador.   

Segundo o secretário adjunto da Sedurb, já na próxima segunda-feira, 4, uma equipe técnica da secretaria irá ao município para fazer o levantamento topográfico de uma área de propriedade da prefeitura, que será o passo inicial para um projeto que visa deslocar os moradores para outra área. “Paralelamente, nossa equipe de assistentes sociais vai analisar o cadastro das famílias, complementando-o com os requisitos necessários ao enquadramento nos padrões dos programas do Governo Federal. Portanto, vamos trabalhar em duas frentes, na parte de engenharia para avaliar um terreno já disponível, e na parte social, com o estudo dos cadastros das famílias”, destacou Joelson Hora Costa.

Realização

Para a prefeita Cândida Leite, hoje foi um dia de alegria, onde se descortinou a perspectiva de realização de um antigo sonho da comunidade. “Ficamos muito felizes com o atendimento à nossa solicitação pelo vice-governador Jackson Barreto. Esta é uma situação que traz sofrimento e envergonha a toda a nossa população e, graças a Deus, encontramos acolhimento do nosso pedido junto ao Governo do Estado, já que não teríamos recursos para construir essas casas. Hoje é um dia especial, pois a nossa esperança de ver esse sonho realizado se renova”, declarou a prefeita, ao afirmar que colocará toda a estrutura municipal à disposição no que puder contribuir para solucionar este problema.

“Já contamos com obras de importância fundamental em nosso município graças à sensibilidade do governador Marcelo Déda. Quando ele veio entregar a ponte, na última sexta-feira, eu fiz esta solicitação a ele. Já na semana seguinte, o vice-governador está aqui com uma equipe do governo para avaliar todos os detalhes da questão. Isso é uma demonstração de respeito e consolida uma parceria de grande importância para nós”, concluiu a prefeita, lembrando a inauguração da ponte Maria Oliveira Déda, realizada na última sexta-feira, 25, pelo governador Marcelo Déda.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.