[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está dobrando a capacidade de reservação de água em Indiaroba, cidade do Sul sergipano que abriga a ponte recém-inaugurada Gilberto Amado. O investimento orçado em R$ 368.367,80, com recursos próprios, torna possível melhorar a segurança e a qualidade do abastecimento para população local. A obra contempla a construção de um novo reservatório, além da reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Os serviços foram iniciados em novembro do ano passado e têm previsão de término para os próximos 60 dias pela construtora contratada, Novo Tempo. O responsável técnico da Deso, que fiscaliza os trabalhos, Mário de Oliveira Rodrigues, sinaliza que mais de 45% da obra está executada. O projeto da reforma prevê a substituição de toda a instalação elétrica e hidrossanitária, estrutura física, melhoria da casa de bomba e troca de substância filtrante de dois filtros da ETA.

Na ampliação está inserida a implantação de um reservatório apoiado de 200m³. Hoje já existe uma estrutura com capacidade de 180m³. Desde 2009, a cidade não é mais afetada com problemas de falta de água, o que mostra o resultado da instalação de um novo poço profundo na época que ampliou a produção. Para o gestor da Unidade de Negócios Sul, Almiro Soares Cruz, agora a segurança do abastecimento é otimizada com o aumento da reservação de água potável na Estação de Tratamento.

Ao final da obra a vazão alcançará 47m³, que estará disponível a uma população atendida de 8,5 mil habitantes. O diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, credita ao investimento a possibilidade de a empresa oferecer um serviço com ainda mais qualidade. Outro ponto ressaltado é que o aumento da capacidade permite acompanhar a linha de crescimento da cidade, que recentemente recebeu a ponte Gilberto Amado.

Desenvolvimento

A estrutura considerada a maior ponte sobre rio do Nordeste, liga os municípios de Estância e Indiaroba. Inaugurada em janeiro deste ano pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador Marcelo Déda, ponte tem como principal marca o desenvolvimento proporcionado pelo Governo do Estado a todo o litoral sul.

Paralelo a isso, a Deso se soma com a melhoria da oferta de água na região que terá impulsão imobiliária e econômica. Tanto a cidade de Indiaroba como o povoado Terra Caída são contemplados. Este último não dispunha de sistema de fornecimento de água tratada.

Quem comemora é a população. Moradores como o comerciante Emídio de Souza, residente na rua 2 de Julho, na sede municipal, demonstra satisfação com os serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Sergipe. “A água daqui é muito boa e vai ficar melhor. Eu vejo que essa é uma garantia para que novos loteamentos e assentamento apareçam e tenham água encanada. É um projeto para uma Indiaroba melhor”, conta o vendedor, que há dois anos saiu do município de Jandaíra, na Bahia, para firmar moradia em Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.