[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio, iniciaram hoje pela manhã as competições dos Jogos de Verão. O evento esportivo está sendo organizado pela primeira vez na instituição e acontece até o dia 3 de dezembro na praia de Atalaia.

Participam do torneio alunos da 1ª a 8ª séries da unidade escolar, desde que possuam idade acima de 10 anos. No último dia, 3 de dezembro, acontecerá a eleição do garoto e garota J.K. O evento, que tem como maior apoiador a Secretaria Municipal da Educação, conta também com o apoio de universitários, professores de educação física, Corpo de Bombeiros e da Clínica de Olhos Joel Carvalhal, que doou as camisas para os competidores do surf.

Serão distribuídas medalhas e troféus aos melhores nas competições de surf, futebol de areia, tênis de campo, tênis de mesa, atletismo de areia, skate e regata de canoagem. Na manhã de hoje houve competição de surf e futebol de areia, na Atalaia. Para melhor estimular a interação dos estudantes, foram organizadas oito equipes de acordo com as faixas etárias, uma vez que os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também estão envolvidos nas competições.

“O esporte resgata a auto-estima das crianças e dos jovens, tornando-os mais aptos a absorverem o conteúdo pedagógico ministrado em sala de aula. Com as atividades, o grau de socialização entre todo o corpo escolar é elevado, além de haver sempre a descoberta de novos talentos, o que acaba sendo inevitável”, declarou o coordenador geral da Emef., José Ítalo Correia.

A novidade
Uma das maiores sensações desta manhã foi o campeonato de surf, que abrangeu 14 participantes. A competição foi dividida em três fases, cada uma delas composta por uma ou três baterias. A primeira fase é a eliminatória e a segunda, a semi-final. Na terceira fase, que compreende a final da disputa serão classificados dois alunos de cada bateria.

De acordo com o educador Físico, Marcos Chalita, que trabalhou como coordenador voluntário nas competições de surf, os critérios analisados variam entre o aproveitamento da onda e o equilíbrio mantido pelos alunos durante os 20 minutos estipulados para cada bateria.

“A inclusão do surf como modalidade esportiva no Ensino Fundamental é de grande importância para o desenvolvimento motor e intelectual dos estudantes, por isso contamos com a participação de três juízes para melhor monitorar a performance dos atletas. Um dos nossos jurados é o presidente da Federação Sergipana de Surf, Saulo Moraes”, ressaltou Chalita.

Entre os estudantes a satisfação é comprovada pelo desempenho esportivo visível, tanto na areia, quanto no mar. “A escola teve uma excelente iniciativa promovendo jogos divertidos e envolvendo alunos de séries diferentes. Durante as competições de futebol de areia, por exemplo, conheci vários colegas e aprendi a compartilhar com pessoas desconhecidas o espírito de equipe”, concluiu a jovem Bianca da Silva, 17 anos, aluna da Emef. J.K. há quatro anos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.