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O Hospital Regional Monsenhor Carvalho Daltro, localizado no município de Lagarto, realizou no último mês de fevereiro 8.167 atendimentos. Com pouco mais de sete meses de funcionamento, a unidade hospitalar já alcança uma marca que a torna a segunda maior em acolhimento de casos da alta complexidade em todo o estado.

A explicação, segundo a superitendente da unidade, Cristiane Carvalho, está na abertura histórica dos primeiros leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) num hospital fora da capital. “Só para se ter uma ideia de como o serviço vem se expandindo, em agosto do ano passado, em seu primeiro mês de funcionamento, o hospital registrou cerca de dois mil atendimentos”, lembrou Cristiane.

De lá para cá, as diversas áreas da assistência foram sendo implementadas, a exemplo das enfermarias de média e alta complexidades. Isso possibilitou à unidade ser superada em números absolutos apenas pelo Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), que realiza pouco mais de 15 mil atendimentos mensais.

Cobertura

Atualmente, o Hospital Regional de Lagarto conta com escalas médicas de clínicos, pediatras e ortopedistas. Para internação, estão em operacionalização 40 leitos adultos e mais 15 pediátricos, além da assistência às urgências e emergências, com funcionamento de um amplo e moderno pronto-socorro.

Na UTI, são mais oito leitos à disposição – todos com capacidade máxima e dotados dos mais modernos equipamentos – a exemplo de monitores multiparâmetros e cardiovessores, que permitem a sobrevida do paciente e um acompanhamento mais detalhado de sua evolução.

De acordo com a superintendente do hospital, a unidade já é o destino mais procurado por usuários dos municípios de toda Região Centro-Sul do estado, além de alguns municípios baianos, a exemplo de Paripiranga, Olindina, Cícero Dantas e Augustina. “Podemos dizer que do total de atendimentos registrados, apenas cerca de 60% é oriundo daqui mesmo do município. Outro importante perfil do hospital está no atendimento a pacientes idosos. Recebemos muitos pacientes críticos da clínica médica, que são pessoas, em sua grande escala, com doenças crônicas e históricos de complicações”, explica Cristiane Carvalho.

Novo momento

A inauguração da unidade tem possibilitado ao Governo de Sergipe sanar uma dívida antiga com a população de Lagarto e dos municípios circunvizinhos, como Simão Dias, Tobias Barreto, Riachão do Dantas, Salgado e Poço Verde. Num passado recente, os pacientes desses municípios encontravam assistência de média e alta complexidade apenas no Huse, ou em unidades da rede privada. Não havia, fora de Aracaju, hospitais dotados de tecnologia e mão de obra especializada para acolher os pacientes que hoje são assistidos nas áreas amarela e vermelha do Hospital Regional de Lagarto.

“São pacientes que certamente teriam que se deslocar para Aracaju à procura de atendimento, ou, em último caso, pessoas que iriam a óbito sem receber a assistência”, avalia Cristiane, acrescentando os inúmeros incômodos que acabam sendo gerados pelo deslocamento das famílias que acompanham o enfermo.

Outra importante mudança no panorama da saúde na região Centro-Sul concerne aos critérios de atendimento para os pacientes que procuram algum tipo de assistência no hospital. Com a implantação do Acolhimento de Risco, a decisão de quem merece ser atendido de forma prioritária passou a ser exclusivamente técnica e baseada na gravidade de cada caso. “Com o acolhimento de risco passamos a ter um ambiente mais harmonioso na unidade, não há filas, tumultos, e temos muito menos sofrimento, já que os casos mais graves vão sendo priorizados”, explica Cristiane.

Acessibilidade e conforto

A qualidade e a eficiência do novo hospital são facilmente comprovadas pelos usuários que utilizam o serviço. A pequena Hortência, de apenas 11 anos, é um exemplo claro desta satisfação. Acometida por uma forte pneumonia, a criança deu entrada no Hospital na semana passada e já apresenta um quadro de evolução significativo.

“Estamos muito satisfeitos com toda a assistência que estamos recebendo aqui. A estrutura física é maravilhosa e os profissionais são muito atenciosos. Fico mais feliz por saber que agora podemos contar com um atendimento assim tão perto de casa”, elogia Luiza Raquel, tia da pequena Hortência.

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