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A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, reuniu os gestores dos municípios sergipanos em emergência por conta da estiagem para esclarecer dúvidas sobre a oferta de água e alimentos, além de apresentar o planejamento da nova fase de entrega de cestas à população. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, 31, na sala de reuniões da Seides.

“É fundamental que todos os critérios sejam atendidos e que as famílias estejam nas comunidades listadas na Avaliação de Danos [Avadan], façam parte do Cadastro Único e residam em locais onde não há abastecimento de água encanada, ou seja, onde as famílias dependam da água da chuva ou da operação pipa”, esclareceu a secretária.

De acordo com ela, o Ministério Público Estadual (MPE) também está acompanhando o trabalho realizado. “Estamos fazendo tudo da forma mais transparente possível e vamos seguir cumprindo o que determina a lei, sobretudo o que determina a legislação eleitoral”, reforçou Eliane Aquino.

A nova fase de entregas inclui a participação do Estado não apenas na entrega dos alimentos aos municípios e supervisão, mas na distribuição das cestas às comunidades em cada povoado. “Estamos fazendo uma enorme força-tarefa no Estado para montarmos equipes com veículos e complementar a ação municipal de modo a garantir agilidade na entrega dessas cestas. Nenhuma cesta deverá demorar mais do que 72h para chegar às famílias”, ratificou a secretária de Estado da Inclusão Social.

 “Se chegarmos às cidades e não tivermos total apoio das prefeituras, inclusive com cadastradores para incluir beneficiários que precisam das cestas e ainda não estão no CadÚnico, seremos obrigados a retornar”, acrescentou ela. “Seria ótimo, inclusive, que os municípios incluíssem os agentes de saúde nesse trabalho de identificação das famílias porque eles conhecem muito cada comunidade”, sugeriu.

Planejamento

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Erivaldo Mendes, a perspectiva do Estado é montar cerca de 15 equipes compostas de pelo menos oito pessoas cada. Também farão parte da estratégia veículos como caminhões, caminhonetes e carros pequenos.

“Queremos trabalhar da seguinte forma: primeiro levamos os caminhões até as localidades com mais pessoas. De lá, as caminhonetes e carros de passeio partem para locais menores, sempre com as equipes municipais à frente, já que são elas que conhecem melhor a área”, detalhou o coronel.

As cidades de Carira e São Miguel do Aleixo, que decretaram situação de emergência a partir de maio, estão sendo atendidas com cestas entregues em maio e até o dia 5 de junho de 2012.

Cronograma

A previsão de entrega das cestas de alimentos para os meses de junho e julho, nesta nova fase, deverá seguir o cronograma abaixo:

JUNHO

12 a 14/06/12
Poço Verde
Tobias Barreto
Frei Paulo
Tomar do Geru
Pinhão
Pedra Mole

19 a 22/06/12
Poço Redondo
Porto da Folha
Canindé de São Francisco

26 a 28/06/12
Nossa Senhora da Glória
Gararu
Itabi
Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora de Lourdes
Graccho Cardoso
Monte Alegre
São Miguel do Aleixo

JULHO

10 a 13/07/12
Poço Verde
Tobias Barreto
Frei Paulo
Tomar do Geru
Pinhão
Pedra Mole

17 a 20/07/12
Poço Redondo
Porto da Folha
Canindé de São Francisco

24 a 26/07/12
Nossa Senhora da Glória
Gararu
Itabi
Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora de Lourdes
Graccho Cardoso
Monte Alegre
São Miguel do Aleixo

*** A cidade de Carira, que decretou situação de emergência a partir de maio, está sendo atendida com cestas entregues em maio e até o dia 3 de julho de 2012.

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