CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju realizou nesses últimos 13 dias um dos maiores eventos juninos do país, o Forró Caju 2005. Pensando na tranqüilidade do público que compareceu em massa para prestigiar o evento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve de plantão com uma estrutura que garantiu atendimento médico, distribuição de preservativos e fiscalização dos alimentos comercializados na praça Hilton Lopes.

Com uma equipe de 35 profissionais trabalhando todas as noites, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju), através do posto médico montado no local, conseguiu resolver 90% dos casos atendidos. Ao todo, foram atendidas 410 pessoas, 146 a mais que o ano passado, mas segundo a equipe, em relação aos casos de trauma, o atendimento foi bastante tranqüilo. Predominaram os casos clínicos (84,6%), em especial os provocados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Das 42 remoções feitas, nenhuma foi para o Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF). Grande parte foi encaminhada à Urgência Clínica e Mental do Hospital São José, unidade mantida pela Saúde Municipal através de convênio.

Quanto ao trabalho dos fiscais da Vigilância Sanitária, que durante o Forró Caju inpecionaram todos os bares e barracas de bebida e comida montados na área do evento, o pequeno número de apreensões foi resultante das ações de conscientização feitas com barraqueiros e comerciantes. Uma semana antes, todos eles participaram de um curso de capacitação promovido pela SMS. Ao todo foram apreendidas 30 bisnagas de catchup, maionese e mostarda.

Além do Samu e da Vigilância Sanitária, a Saúde Municipal também se fez presente através da Coordenação de DST/Aids. Durante todo o evento, a Palhoça da Proteção disponibilizou preservativos e, para ajudar na conscientização do público quanto à necessidade de prevenção, a SMS fez a distribuição de panfletos. Nas 13 noites de forró, foram distribuídas cerca de 20 mil camisinhas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados