[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, prestigiou a primeira edição no ano do programa ‘Bem Mulher’. Realizado nesta terça-feira, 31, para cerca de 200 internas do Presídio Feminino localizado em Nossa Senhora do Socorro, o projeto faz exames médicos e leva orientação sobre saúde feminina às internas.

O ‘Bem Mulher’ foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em 2009, sob coordenação da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). O evento, realizado pela segunda vez no presídio feminino, contou com a parceria da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), além do apoio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e da prefeitura municipal de Nossa Senhora do Socorro. Nessa edição, o programa conta ainda com o apoio dos acadêmicos do 5º período de Enfermagem, da disciplina Saúde da Mulher da Faculdade Estácio de Sergipe (Fase).

De acordo com o coordenador executivo do ‘Bem Mulher’, Carlos Adriano Almeida, o projeto já foi realizado em 60% dos municípios sergipanos “com toda a estrutura e profissionais da área da saúde para que sejam realizadas coleta de material para o exame de lâmina, das mamas,  dispensação de medicamentos para tratamento de DSTs de forma gratuita, encaminhamentos e agendamentos de consultas, além das oficinas de educação em saúde e entrega de resultados dos exames”.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, ressalta que o ‘Bem Mulher’ leva cidadania, respeito e dignidade às mulheres sergipanas. “Com o ‘Bem Mulher’, podemos alertar a sociedade sobre o cuidado com o próprio corpo, sobre o câncer de mama, câncer de ovário e de útero, DST’s. Dessa forma, doenças podem ser dectadas precocemente para que o tratamento seja imediato. As internas aqui do presídio também tem direito à saúde de qualidade”.

Segundo a diretora do Prefem, Lília Melo, algumas mulheres chegam grávidas ao presídio sem nunca terem feito um pré-natal. “Com o programa, o Estado presta todo o atendimento de que elas necessitam para que tenham uma gestação saudável”, explica.

A detenta S.S.M, de 33 anos, agradeceu a oportunidade. “Fiquei feliz ao saber que os médicos estariam aqui. Estava precisando fazer o exame de lâmina, pois já tem dois anos que fiz. Tenho muitas dúvidas que vou poder tirar durante a minha consulta”, declarou.

O Programa

O ‘Bem Mulher’ é um programa voltado aos cuidados com a saúde feminina – entre mulheres de 25 a 59 anos – com estratégias para reduzir a mortalidade, repercussões físicas, psíquicas e sociais do câncer do colo do útero e de mama. Essas patologias, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca) são as que mais matam as mulheres brasileiras. Além disso, o programa visa desenvolver atividades de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e planejamento familiar.

Desde sua criação, a iniciativa já passou por 47 municípios e o Presídio Feminino de Aracaju, o que representa mais de 60% dos municípios sergipanos. A primeira etapa do programa foi encerrada no dia 1º de julho de 2010 e em 15 meses foram atendidas 21.752 mulheres.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.