[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), realizará o último pós-censo de 2011 no próximo dia 2 de dezembro, no município de Ilha das Flores. As atividades ocorrerão na Escola Estadual Manoel Pereira. Na ocasião, serão divulgados os resultados do censo daquele município e será feita a convocação das crianças, adolescentes e analfabetos encontrados fora das escolas.

Selma Siqueira de Carvalho, coordenadora executiva do projeto, revela que na última pesquisa da mencionada cidade foi identificado um percentual de 39,31% de pessoas que não estão frequentando as salas de aula.

O censo indica que de zero a dois anos foram encontradas 172 crianças longe das creches; 219 pessoas de três a 18 anos deveriam estar cursando o ensino fundamental ou médio e outras 1457 pessoas acima de 18 anos que nunca estudaram ou que abandonaram os estudos. O levantamento também identificou 18 pessoas com necessidades educacionais especiais e outras 66 que sequer tinham certidão de nascimento, todos afastados das atividades escolares.

Diante dos resultados, serão convocadas todas as escolas estaduais e municipais para ofertar vagas pré-existentes a esses potenciais alunos a fim de que iniciem ou retomem os estudos nos anos subsequentes.

Selma Siqueira ressalta que o objetivo da Seed e do MP vai além do acesso à escola. “Nosso objetivo é que o aluno volte a estudar e conclua o ensino médio”. Para isso, será implantada oficialmente a Ficha de Controle do Aluno Infrequente (FICAI), uma forma de acompanhar melhor a evasão dos alunos.

Depois de Ilha das Flores, será a vez de o município de Maruim receber o pós-censo, que acontecerá em fevereiro de 2012. O cronograma do próximo ano já contempla outros quatro municípios.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.