CONHEÇA NOSSA LOJA!
Curso de Regulação Médica do SAMU 192 Aracaju foi aberto hoje

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O I Curso de Regulação Médica das Urgências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Aracaju), que acontece no Hotel Delmar, teve início na tarde de hoje, 31. O curso é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Ministério da Saúde (MS).

O curso é destinado a médicos reguladores, intervencionistas, telefonistas, auxiliares de regulação médica e rádio operadores com o objetivo de melhorar a qualidade da regulação médica (telemedicina) e o atendimento a distância, melhorando ainda mais a qualidade da comunicação dos profissionais do SAMU – médico regulador e a equipe que está compondo o atendimento.

O secretário municipal de saúde, Rogério Carvalho, esteve presente na abertura e destacou a importância do SAMU. “Hoje o serviço é reconhecido e serve de referência para todo país”, frisou.

O Ministério da Saúde está promovendo este curso em todos os municípios que fazem parte da rede SAMU. Para a coordenadora de enfermagem do serviço, Conceição Mendonça, este curso é de grande importância porque vem melhorar a qualidade do atendimento.

“A regulação médica é muito difícil. O médico fazer um atendimento médico a distância e orientar um paciente que você não está vendo é muito difícil e este curso vem justamente para aprimorarmos ainda mais os conhecimentos”, afirmou.

Na tarde de hoje, os funcionários do SAMU participaram da palestra O SUS e a Atenção às Urgências, com a representante do MS, a médica Zilda Barbosa. Em seguida Zilda Barbosa e Rosane Ciconette, falaram sobre Antecedentes Históricos e os Diferentes Modelos Assistências que se Estabeleceram no País, até a implantação do SUS; O SUS e Suas Diretrizes e Princípios; e o Papel das Normas Operacionais Básicas e A Norma Operacional da Assistência, na Implementação do SUS.

Para fechar o primeiro dia do curso, a coordenadora geral de Urgência e Emergência do MS, Irani Ribeiro de Moura, fez um panorama da atenção às urgências no atual cenário do SUS e falou sobre a Política Nacional de Atenção Integral às Urgências, os antecedentes históricos, o Samu Nacional e as centrais de regulação médica de urgência.

O curso segue até o próximo sábado, 2 de abril, quando pretende reunir toda a equipe do SAMU 192 Aracaju para a discussão do Sistema Único de Saúde (SUS) no que se refere à atenção às urgências.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados