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Cresce em 150% o número de escolas públicas que participaram do Enem

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A Secretaria de Estado da Educação (Seed) já começou a colher o resultado do trabalho que vem desenvolvendo para estimular os alunos da rede estadual a participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um dado relevante diagnosticado com a divulgação do resultado do Exame pelo Inep, na última terça-feira, 26, foi o crescimento de 150% no número de escolas que tiveram o resultado do Enem divulgado. Em 2011 somente 32 unidades de ensino tiveram as notas divulgadas. Em 2012 este número foi elevado para 80. Outro dado que também merece ser destacado, é que das trinta e duas escolas com resultados divulgados em 2011, vinte aumentaram sua média geral em 2012.

Segundo o Secretario de Educação, Belivaldo Chagas Silva, é importante destacar o esforço dos docentes e dos alunos em atingir resultados cada vez melhores.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação da Seed, professora Izabel Ladeira Silva, este dado demonstra que um número significativo de alunos da rede pública aderiu a este novo tipo de exame. “No ano de 2011 a Rede Pública Estadual só conseguiu junto ao Inep a divulgação do resultado no Enem de trinta e duas de suas escolas de Ensino Médio. Isso se deveu ao fato do Ministério da Educação ter decidido divulgar somente a média das escolas que atingiram a taxa de 50% de participação de alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio”, explicou.

Dentre as ações que a Seed vem promovendo para estimular a participação dos alunos da rede ao Enem, está o Pré-Universitário, que oferece curso preparatório aos alunos do 3º ano, e a discussão aberta pelo Referencial Curricular, documento este que chama atenção para a necessidade de entender matriz de referência do Enem. O Referencial Curricular está disponibilizado no Portal da secretaria desde 2011.

Segundo a professora, a discussão sobre as questões curriculares tem sido o norteador de todo o trabalho pedagógico da Seed. “Buscamos a melhoria da qualidade do ensino e um melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio”, reforçou.

Importância

Atualmente o Enem é critério para ingresso na maioria das Instituições públicas de Ensino Superior e garante acesso às bolsas do Prouni (Programa Universidade para todos) e Fies, programa de financiamento estudantil do Ministério de Educação e é também utilizado como pré-requisito para participação nos diversos programas oferecidos pelo governo federal.

Para Belivaldo Chagas, “diante disso e da certeza da importância que o Enem representa para o estudante brasileiro, a Secretaria de Educação por meio de seus Departamentos, Diretorias Regionais e unidades de ensino, concentrou esforços no sentido de sensibilizar os alunos a participarem deste exame”, concluiu.

 

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