CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A partir de hoje, dia 30, mais uma comunidade fará parte do programa de Coleta Seletiva desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos. Na noite de hoje, o prefeito Marcelo Déda, juntamente com o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, realiza, no conjunto Jardim Esperança, o lançamento da segunda etapa do Projeto de Coleta Seletiva.
Na quinta-feira, 1º de novembro, as comunidades do conjunto Beira Mar I e II passam também a integrar o programa de Coleta Seletiva, assim como a população do Parque Bela Vista, que logo mais à noite também estará recebendo a visita do prefeito Marcelo Déda para o lançamento.
O projeto é uma iniciativa da Administração Municipal, em parceria com Associações de Moradores e Care – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem do lixo de Aracaju. O objetivo é recolher lixo inorgânico, como plásticos, vidros, metais, papelão e tecidos, colaborando com a limpeza da cidade e a conservação do Meio Ambiente. Todo o material recolhido é encaminhado à Care.
O Inácio Barbosa foi a primeira localidade a participar do projeto. Desde o mês de julho, todas as quartas-feiras, às 7 horas, a Emsurb realiza a coleta do lixo inorgânico. Uma média de três mil a quatro mil quilos de material é recolhido em cada mês.
Na segunda etapa, a Emsurb estará atuando nas comunidades dos conjuntos Jardim Esperança e Beira Mar I e II, além do Parque Residencial Bela Vista. Nesta terça-feira, 30, a solenidade de lançamento acontece no Jardim Esperança, às 18h30. Na quinta-feira, 1º de novembro, é a vez das comunidades do conjunto Beira Mar I e II, às 18h30, e do Parque Bela Vista, às 20 horas, receberem as visitas do prefeito e do presidente da Emsurb.
A Coleta Seletiva funciona da seguinte forma: sempre uma vez por semana, a Emsurb recolhe garrafas plásticas, vidros, tecidos, papelão e metais em locais previamente definidos. Neste intervalo, a comunidade acondiciona o lixo em sacolas até o dia da coleta. Outros materiais, como pequenas sucatas – relógios, eletrodomésticos quebrados e sem uso etc. – bolsas e calçados, por exemplo, são acondicionados em uma outra sacola. Em caixas de papelão são acondicionados os materiais tóxicos, como pilhas, baterias e lâmpadas.
Os dias de coleta no Jardim Esperança serão sempre às quartas-feiras, às 11 horas. No Beira Mar I e II, a coleta será realizada às segundas-feiras, às 10 horas, enquanto que no Parque Bela Vista o recolhimento será feito também às segundas, mas às 7 horas.
Além do prefeito e do presidente da Emsurb, as solenidades contarão com as presenças dos presidentes das associações de moradores das comunidades envolvidas no projeto e com o representante do Ministério Público, José Soares de Aragão Brito.

Projetos – A Emsurb tem desenvolvido em Aracaju uma série de ações que visam construir uma cidade limpa e democrática. A intenção é tornar os serviços públicos mais eficientes, onde a população participa das decisões. “As nossas ações estão bastante voltadas para as questões de conservação do meio ambiente com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida para a população. Em função disso, desenvolvemos nossos projetos tendo como referencial todo um processo de cidadania”, explicou Osvaldo Nascimento, presidente da Emsurb.
Nascimento ressaltou que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da campanha: “Não adianta limpar os canais se em casa as pessoas mantêm recipientes acumulando água, por isso a participação da comunidade é tão importante”, explica.
Além do Projeto de Coleta Seletiva, outro exemplo dessas ações é o Bota Fora. A cada 15 dias e sempre aos sábados, um mutirão de limpeza é realizado nos bairros de Aracaju. A comunidade é convidada a participar, colocando na porta de casa ou levando ao ponto fixo de coleta – geralmente instalado numa praça da localidade – entulhos, restos de árvores, móveis e eletrodomésticos sem utilidade. O Bota Fora também realiza serviços de pintura de meio-fio, varrição, capinação e podação de árvores. No último sábado, o projeto foi desenvolvido nos bairros América e Novo Paraíso, além dos conjuntos Lourival Baptista e Tiradentes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados