[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, inaugurou no final da tarde de ontem, 30, a Central Permanente de Acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O espaço está incluso nas ações do Projeto Acolher da Prefeitura de Aracaju e tem o apoio do programa Petrobras Fome Zero. Com capacidade para atender até 30 pessoas ao mesmo tempo, a iniciativa vai mudar a trajetória dos moradores de rua da capital, oferecendo a eles a oportunidade de reencontrar suas famílias e devolvendo sua dignidade.

“Quando a meta é o ser humano, todo o nosso trabalho e luta cotidiana estão justificados. Esta casa de acolhimento pode não ser uma obra faraônica que impressiona pela quantidade de caçambas de cimento ou toneladas de ferro empregadas nela, mas vai socializar amor e cuidado com quem mais precisa”, afirmou o prefeito Marcelo Déda. “Aqui não temos luxo, mas uma simplicidade eficiente”, acrescentou ele ao elogiar a iniciativa da secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo.

A ida para a Central vai ser sempre uma decisão espontânea do morador de rua, que será abordado e orientado pelas assistentes sociais da prefeitura sobre os benefícios do atendimento no local. O espaço, localizado no bairro São José, funcionará diariamente sem interrupções com acompanhamento social, psicológico e jurídico para orientar as pessoas e reinserí-las em seu contexto social de forma que elas possam projetar novos horizontes de futuro digno.

“Estamos integrando a rede social do município. Não vamos arrastar as pessoas das ruas porque elas estão fazendo mal aos nossos olhos, mas para que encontrem a si próprias, reencontrem o carinho, o amor que para muitos é algo esquecido e algumas vezes até desconhecido”, explicou Marcelo Déda, sensibilizando todos os presentes ao frisar que ações como esta visam ferir de morte a exclusão e o preconceito social.

Além de profissionais especializados, a prefeitura vai oferecer aos usuários da Central três refeições diárias, leitos individuais em dormitório coletivo com roupas de cama limpas, espaço para guardar roupas e objetos pessoais, banheiros com instalações sanitárias adequadas, toalhas de banho e kit para higiene pessoal. No espaço, montado também com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Governo Federal, há ainda lavanderias, sala de convivência equipada com aparelhos eletrônicos e ambiente para leitura.

Para a secretária Rosária Rabelo, a prefeitura está encarando com coragem o desafio de cuidar dos moradores de rua. “Este projeto dignifica o serviço público e engrandece o pensamento progressista das políticas sociais elaboradas pela administração do prefeito Marcelo Déda. Vamos abordar, proteger e transformar vidas sem assistencialismo, mas resgatando o sentido de direito cidadão”, falou.

A inauguração contou com a bênção do Frei Carlos Eduardo e a apresentação com violino de adolescentes do programa Agente Jovem do bairro Coroa do Meio. O vice-prefeito Edvaldo Nogueira; a diretora-executiva da Ong Missão Criança e primeira-dama, Eliane Aquino; o superintendente regional do Ibama, Márcio Macedo; a representante do Ministério Público, Conceição Figueiredo; o gerente de comunicação da Petrobras/SE, Luiz Roberto; o diretor da Faculdade Pio Décimo, Sebastião Santos; o deputado estadual e secretário municipal de Articulação Política, Belivaldo Chagas, além da vereadora Tânia Soares e diversos secretários municipais participaram da solenidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.