[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A valorização da cultura sempre foi uma das grandes preocupações da atual administração municipal. Na noite de ontem, dia 27, foi inaugurada a Biblioteca Municipal Clodomir Silva e na solenidade estiveram presentes o prefeito Marcelo Déda e o vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, além de várias autoridades locais e do escritor Paulo Lima Lins, autor do livro Cidade de Deus.

A biblioteca foi construída há 42 anos e atualmente possui um acervo com mais de 20 mil livros. Na reforma da obra as instalações foram adaptadas para atender os portadores de deficiências especiais e a estrutura possui sala de leitura, auditório, sala de pesquisa de acervo, área destinada a livros raros, gibiteca, cordelteca, sala de periódicos, sala de reuniões e elevador.

Clodomir Silva nasceu em 20 de fevereiro de 1892, em Aracaju. Iniciou sua carreira como jornalista, ingressou mais tarde na Faculdade de Direito do Recife, foi deputado Estadual por duas vezes, além de ter publicado várias obras literárias. Morreu aos 40 anos, vítima de febre tifóide.

O autor Paulo Lima destacou a importância da leitura no combate a desigualdade social e na melhoria da educação. “O livro Cidade de Deus fala sobre violência e veio num momento certo, já que retrata a realidade do Brasil. As pessoas do nosso país têm que criar o hábito da leitura”, enfatizou Paulo.

Durante a solenidade uma pintura retratando o intelectual Clodomir Silva, através da ótica do artista plástico Elias Santos, foi entregue a sociedade. A família de Clodomir também esteve presente no evento e o registro foi feito através das palavras de sua filha Argemira Silva. “Essa é uma instituição cultural em benefício da sociedade sergipana. Clodomir se destacou em várias esferas da sociedade, um grande intelectual que ocupou a cadeira de número treze na Academia Sergipana de Letras”, destacou Argemira.

O prefeito de Aracaju, Marcelo Deda, destacou em seu discurso a importância de uma biblioteca para a elevação da cultura de um povo. “Através dos livros as pessoas podem conhecer países, pessoas, biografias e histórias de mundos distantes. O bairro Siqueira Campos é um bairro popular e estava necessitando de uma biblioteca confortável e com boas instalações”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.