CONHEÇA NOSSA LOJA!
Assistência à saúde da mulher é prioridade na Saúde Municipal

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O cuidado com a saúde da mulher aracajuana tem sido uma das principais prioridades da Prefeitura de Aracaju. Com a implantação do programa ´Saúde da Mulher´, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem desenvolvendo ações que permitem ao município fazer um acompanhamento integral desse público, garantindo desde os procedimentos básicos em Unidades de Saúde da Família, à oferta de serviços especializados nos Centros de Especialidades Médicas.

“O acompanhamento à saúde da mulher vem se consolidando a cada dia em Aracaju”, informa a coordenadora do Programa, Sayonara Carvalho. Ela ressalta ainda que o programa vem conseguindo resultados expressivos, como o aumento na cobertura de gestantes no município e o conseqüente aumento no número de consultas de pré-natais realizados desde a implantação do Projeto ´Mamãe Coruja´. Para se ter uma idéia da abrangência da iniciativa, no ano de 2000 foram realizadas quase 36 mil consultas. Em 2005 o programa já registrava um aumento de 87,4%, chegando à casa dos 67.000 atendimentos.

O programa também desenvolve linhas de cuidado programáticas na área da mulher, prevendo etapas como a identificação de grupos de riscos, captação de clientela, estratificação do risco, oferta programática e monitoramento. Desta forma, o Programa atua na prevenção e combate de doenças como câncer de mama, câncer do colo uterino, DSTs, além de desenvolver ações de planejamento familiar e acompanhamento materno.

Projeto Mamãe Coruja

O projeto reflete um passo significativo no acompanhamento da gestante aracajuana mediante uma oferta centralizada dos exames de patologia clínica padronizados para o pré-natal, propondo mais segurança, humanização e tranqüilidade no atendimento a mães e bebês.

As unidades de saúde que possuem mulheres cadastradas no acompanhamento do pré-natal são as unidades Lauro Dantas, Anália Pina e Francisco Fonseca, que juntas totalizam 93 atendimentos dessa natureza. De janeiro a abril desse ano foram realizados 2.305 atendimentos às gestantes de Aracaju.

Um fator inovador desenvolvido pela SMS foi que agora as gestantes têm um local onde podem fazer uma única coleta, que por sua vez é distribuída para vários laboratórios, e ter a comodidade de esperar o resultado na unidade de saúde mais próxima de sua casa. O projeto oferece ainda a oportunidade da gestante fazer uma visita ao hospital Santa Isabel no período de conclusão do acompanhamento, adquirindo assim uma maior confiança na hora do nascimento do bebê.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados