[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A partir desta quarta-feira, 30, Aracaju será ponto de encontro entre secretários e secretárias municipais de Saúde, profissionais de saúde de todo o Nordeste, conselheiros de saúde e cidadãos interessados em uma sociedade mais justa na área da saúde pública. Estará acontecendo na cidade o VII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Nordeste, que neste ano traz como tema central “Pacto de Gestão: pela construção da Equidade Regional”.

O evento acontece de 30 de novembro a 2 de dezembro no hotel Parque dos Coqueiros e tem como objetivo propiciar um ambiente para o compartilhamento de experiências de gestores e profissionais da área de saúde pública, permeado de comunicações de cunho científico e de amplos debates. A realização do evento é do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SE) em parceria com os Conselhos Nacionais e os Cosems do Nordeste.

O Congresso propõe oportunidade ímpar de encontro, compartilhamento de experiências e informações, entre secretarias, gestores e profissionais de saúde de todo Nordeste. Aprofundando as discussões dos temas mais vigentes, voltados para as necessidades e realidades de cada região, o evento se constitui numa oportunidade de reafirmar o compromisso com o SUS como uma política de Estado, de caráter inclusivo, e de buscar práticas solidárias para sua implementação.

O secretário Municipal de Saúde de Aracaju, Rogério Carvalho, estará participando de três mesas durante o encontro. Na quinta-feira à tarde, Rogério preside a mesa “Gestão de Recursos Humanos no SUS”. Às 18 horas Rogério Carvalho participa como debatedor no “Café com idéias”, ocasião em que o secretário estará abordando assuntos relativos à gestão e financiamento no SUS. A participação do secretário se encerra na sexta-feira, último dia do Congresso, quando Rogério estará participando do painel fazendo apresentação de trocas de experiências. Aracaju participa do painel como Município Gestor Pleno de Sistema.

Programação
A abertura solene do evento terá início às 20 horas, mas desde às 8 horas a programação já terá atividades com os cursos do Pré-Congresso. Entre os temas que serão abordados nos cursos estão: Atenção Básica; Gestão em Saúde Pública; Gestão de Recursos Financeiros e Informação em Saúde. Durante os dias restantes o Congresso segue com palestras, mesas de exposição, debates e reuniões. Também está prevista uma feira: “O SUS no Nordeste”, que acontece no salão polivalente do Hotel onde é realizado o Congresso. Com 28 estandes, a feira se constitui numa grande oportunidade para expor experiências, produtos e serviços para um público especial[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.