CONHEÇA NOSSA LOJA!
Ações da Saúde focam o combate ao fumo nos ambientes de trabalho

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As ações do projeto ‘Ambiente de Trabalho Livre de Tabaco’, encabeçado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), já começam a integrar o cotidiano das secretarias estaduais e órgãos públicos que aderiram à iniciativa. Por meio da Coordenação de Comunicação e da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) da Secretaria, nesta primeira semana, diversos cartazes com a frase ‘Pare e pense: é coerente fumar nesse ambiente?’ foram colocados nos espaços internos das instituições envolvidas, com o intuito de levar o servidor a refletir sobre o tema.

Nas duas semanas subseqüentes, até o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29 deste mês, mais duas mensagens serão levadas aos servidores: ‘Fumar não combina com qualidade de vida: ajude a criar um ambiente livre do cigarro’, como estímulo para as pessoas sentirem vontade de parar de fumar, e ‘Pode respirar a vontade’, com a intenção de que os fumantes deixem o hábito.

Para esta primeira semana também está programada a realização de uma palestra na Divisão de Convênios e Gestão de Sergipe (Dicon), do Ministério da Saúde, situada na rua Lagarto, Centro de Aracaju. O evento acontecerá na sexta-feira, 15, voltado para a discussão do tema "Tabagismo como problema de Saúde Pública".

Segundo a gerente de DANT, Lívia Silva, o foco do projeto é criar uma política de restrição ao fumo em ambientes fechados, de acordo com a Lei 9.294/96. Para isso, todas as atividades serão executadas de forma tranqüila e cordial. "Esperamos ajudar as pessoas a reduzir o número de cigarros fumados e oferecer tratamento para aqueles que quiserem deixar o vício. Não iremos reprimir as pessoas, nem discriminá-las. Vamos tentar criar um ambiente de trabalho mais saudável".

Extensão

As ações já em andamento foram pensadas a partir de uma reunião, realizada no último dia 6, entre a coordenadora de Comunicação da SES, Nadja Araújo, e representantes de secretarias e órgãos do Governo do Estado, além da gerente de DANT. Na oportunidade, cada um se comprometeu a discutir as melhores estratégias a serem aplicadas em suas respectivas sedes.

O projeto surgiu como uma proposta de extensão do que já ocorre na SES. A secretaria disponibiliza em sua sede uma Área Verde no andar térreo para que os servidores possam fumar. Além disso, existem sinalizações nos corredores avisando que o ambiente é livre de cigarro.

Participam do projeto a Empresa de Desenvolvimento Agrário de Sergipe (Emdagro), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), o Ministério da Saúde em Sergipe e as secretarias de Estado da Comunicação (Secom), da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), do Planejamento (Seplan) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados