XIV Encontro Estadual do Proler homenageia Gizelda Morais
‘Por uma sociedade leitora: experiências, motivações, estratégias’. Esta é a temática da XIV edição do Encontro Estadual do Proler, que teve início nesta terça-feira, 18, e começou de uma maneira brilhante: homenageando a escritora sergipana Gizelda Morais, através de uma Roda de Leitura Especial. Profissionais da educação, comunicação e cultura, além de outras áreas estiveram presentes no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), com um só objetivo: discutir e refletir a importância e o estímulo à leitura em diversos segmentos sociais.
A XIV edição do Encontro Estadual do Proler contará com diversas atividades, como: palestras, mesa-redonda, conferência, minicursos, exposição, atividade artística e lançamentos de livro e CD. O encerramento ocorrerá nesta sexta-feira, 21, com a participação da Secretária Executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, Maria Antonieta Cunha, e durante a tarde os participantes serão presenteados com o show da banda Casa do Zé.
De acordo com a diretora da BPED, Sônia Carvalho, o Comitê Sergipano do Proler tem em sua filosofia várias diretrizes e todas elas ligadas às ações de incentivo à leitura. “Estamos no 14º Encontro, com o tema muito relevante que trata de experiências, motivações e estratégias. Esta temática nos dá um campo muito aberto para trabalhar diversos caminhos de incentivo à leitura, e vejo essa troca de experiência entre os profissionais aqui presentes de uma maneira muito rica. Esses quatro dias de Encontro serão dias de muita informação e de muitos caminhos a serem percorridos e cabe a nós, escolher o melhor caminho para o incentivo à leitura”, ressaltou.
Roda de Leitura Especial
Sempre realizadas às terças-feiras, a Roda de Leitura visa aproximar autores e suas obras de profissionais de diversas áreas. Por isso, para dar início ao XIV Encontro Estadual do Proler, o Comitê Sergipano decidiu pela homenagem à escritora e professora Gizelda Morais – idealizadora da Roda de Leitura. A escritora, que não pôde estar presente por motivos de saúde, foi representada por sua filha, Jeane Morais e sua irmã, Maria José Morais.
Entres os convidados para falar sobre a vida e a obra de Gizelda estavam o escritor, Jackson da Lima Silva e o diretor do Centro de Educação Superior à Distância (CESAD) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Antônio Ponciano Bezerra. Para mediar e coordenar a Roda foi convidada a professora do Departamento de Letras Vernáculas da UFS, Roseneide Santana.
Para o escritor Jackson Lima é uma honra falar e discutir as obras da escritora sergipana. “Falar de Gizelda é um prazer. Ela é uma intelectual nata, desde sua infância, quando no interior colecionava literatura de cordel”, destacou. Em análise ao conto ‘O quarto da memória’, Jackson ressaltou que o estilo dos romances de Gizelda é totalmente diferente de seus contos, por estes serem mais abertos.
Já o professor Antônio Ponciano fez uma analogia entre o tema do evento e o motivo que o levou a participar da Roda. “O objetivo desse encontro, o próprio título anuncia: ‘experiências, motivações, estratégias’. Eu fico com a motivação, pois o que me motivou a estar nessa mesa foi a homenagem feita à Gizelda Morais, que como escritora cultiva e cultivou a arte literária em nosso estado”, explanou Ponciano.
Público atento
Atento às falas dos estudiosos Jackson da Lima Silva e Antônio Ponciano Bezerra, o público presente pôde participar de uma intelectual discussão e interpretação dos textos de Gizelda Morais. Além da Roda de Leitura, os profissionais estavam ansiosos, também, para as outras atividades que acontecerão durante os próximos três dias do Encontro.
Segundo a professora Isabel Cristina dos Santos, a Roda de Leitura tem uma finalidade singular que é a de homenagear os escritores da terra. “Não conheço o trabalho de Gizelda e hoje passei a conhecer. Esse desejo de entender mais estas obras foi despertado. Acho de suma importância que estes livros façam parte do vestibular dos nossos alunos”, frisou Isabel, que ainda disse que participará dos outros dias do Encontro e do minicurso de Contação de História.
Frequentador assíduo das Rodas, o professor de literatura, Geová Santana, elogiou a ação do Proler. “Sou professor de literatura e trabalho com essa questão da leitura há 25 anos. Qualquer iniciativa que aproxime texto das pessoas é sempre bem vinda”, comentou Geová.
Gizelda Morais
Poeta, ficcionista, psicopedagoga, presença atuante no meio cultural sergipano, Gizelda Santana Morais nasceu em Campo do Brito, a 30 de maio de 1939. Graduada em Filosofia e Psicologia, primeira mulher sergipana a obter título de doutorado (Lyon – 1969); professora em universidades da Bahia, Sergipe, Alagoas e de Nice, na França, onde fez pós-doutorado na Universidade de Paris XIII (1985). Desde o início de 2011, Gizelda coordena a Roda de Leitura: Literatura em Sergipe, por ela idealizada, na BPED.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- XIV Encontro Estadual do Proler homenageia Gizelda Morais – Fotos: Ascom/Secult