Workshop inicia construção do balanço energético em Sergipe
Na manhã desta terça-feira, 2, foi realizado o workshop ‘Mecanismo de Construção do Balanço Energético de Sergipe’. O evento discutiu ações conjuntas para a elaboração dessa atividade no Estado. O workshop, realizado no auditório da Federação das Indústrias Sergipe, foi organizado pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
"Nós que lidamos com a agenda do desenvolvimento sabemos o significado da energia enquanto insumo fundamental para garantir o desenvolvimento do Estado. Conhecendo com mais profundidade a nossa matriz energética, podemos planejar melhor as ações futuras, para que não tenhamos problemas ligados à área de energia", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana.
"A expectativa do Governo é que, ao fim desse workshop, nós tenhamos um pouco mais de clareza sobre a questão da nossa matriz energética e possamos reunir as condições para que seja realizado um trabalho mais exaustivo em prol do desenvolvimento", disse o secretário.
O workshop foi desenvolvido em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Federação das Indústrias (FIES), a Secretaria de Planejamento (Seplan), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
De acordo com Ashton Osíris, gestor do Núcleo de Energias do SergipeTec, o workshop cumpre um papel fundamental para o estudo da energia no Estado. "Hoje estamos dando o primeiro passo para uma discussão pública de como construir o balanço energético de Sergipe de forma integrada com os objetivos da Sudene, com a metodologia da Empresa de Pesquisa Energética", ressaltou.
Paulo Brandão, representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), enfatizou a necessidade da discussão inicial para o processo. "O desenvolvimento econômico passa principalmente por uma questão mental. O primeiro passo é quando a sociedade discute e consegue encontrar o conceito de desenvolvimento", disse.
Maria Helena Castro, da Sudene, falou sobre a importância do Planejamento para tratar a questão da energia no Nordeste. "O planejamento energético implica a necessidade de descentralização das políticas energéticas do país, como, por exemplo, a geração distribuída de energia elétrica e programas de eletrificação rural", explicou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Workshop inicia construção do balanço energético em Sergipe – Foto: Jairo Andrade/Sedetec