Visitas técnicas garantem atendimento integral a pacientes do HUSE
A equipe do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) efetivou nos últimos meses um cronograma inédito de visitas técnicas diárias aos pacientes internados na unidade, o que tem tornado a unidade cada vez mais humanizada e segura. O ‘visitão’, como foi carinhosamente batizado pelos profissionais, é uma inspeção realizada diariamente nas alas de internamento por uma equipe multidisciplinar composta por médicos especialistas de diversas áreas, profissionais de enfermagem e de outros campos da assistência à saúde.
"A medida tem permitido ao hospital oferecer um atendimento mais integral e eficiente aos pacientes, agilizando todo o seu acompanhamento e, o que é melhor, impossibilitando longas e desnecessárias permanências de usuários nas alas de internamento do hospital, o que gerava sobrecarga dentro da unidade", explica o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho.
Cada paciente é avaliado pela equipe, que verifica o motivo de sua permanência no hospital, se há alguma pendência em relação a resultados de exames, entre outros. "Este trabalho tem como resultado a oferta de mais leitos para pacientes graves, visto que aqueles que já foram estabilizados poderão ser encaminhados, caso ainda precisem de algum acompanhamento hospitalar, para uma unidade de saúde de menor complexidade", explicou o diretor-geral do HUSE, Josias Dantas Passos.
As transferências são realizadas respeitando sempre o domicílio do paciente e a capacidade do hospital para o qual está sendo encaminhado. Embora as visitas já sejam realizadas tradicionalmente em outros hospitais do país, esta é a primeira vez em mais de 20 anos de existência do HUSE que elas são implementadas como ações de gestão.
Ações Integradas
O suprimento regular de medicamentos também tem contribuído para que o hospital ofereça um atendimento mais hábil e qualificado. No início de 2007, o desabastecimento de remédios e de materiais indispensáveis como luvas e catéteres, por exemplo, comprometia a qualidade dos serviços prestados na unidade e provocava desconforto tanto para o paciente, que ficava dias esperando pelo medicamento, como para o próprio profissional, que atuava sem as mínimas condições de trabalho.
"Com a medicação prescrita e o tratamento iniciado, a recuperação do paciente tende a ser mais rápida e com isso ele demora menos no hospital", ressalta Josias Passos.
Além das visitas técnicas aos pacientes internados no hospital, um outro tipo de inspeção, de caráter mais administrativo, vem sendo intensificada no HUSE para dar assistência aos profissionais que realizam plantões noturnos e não conseguem participar das reuniões de gestão, realizadas com coordenadores e gerentes das diversas alas e áreas do hospital.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Visitas técnicas garantem atendimento integral a pacientes do HUSE – Foto: Márcio Garcez/Saúde