Visitantes elogiam exposição fotográfica de Pierre Verger
A mostra, que contou com o patrocínio do Banco do Nordeste, Correios e Petrobras foi trazida a Aracaju por iniciativa da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). Foram realizadas ações, desde o mês de agosto do ano passado para disponibilizar o rico acervo do evento para os turistas e sergipanos durante o início de 2004. Por se tratar de uma grande exposição programada em comemoração ao centenário de nascimento do artista e que inicialmente deveria percorrer sete cidades durante os anos de 2002 e 2003 foi importante sensibilizar os organizadores do evento para trazê-la a Aracaju.
A vinda de “O Olhar Viajante de Pierre Fatumbi Verger” para Aracaju não trouxe à cidade somente um acervo fotográfico para permanecer de forma temporária. Ela oportunizou o público conhecer a diversidade cultural de diversos povos e ao mesmo tempo perceber semelhanças dentro deste universo. Além disso, ao apostar no evento e viabilizá-lo a prefeitura presenteia também a cidade ao adaptar o espaço do Museu do Homem Sergipano, permitindo que sejam montadas ali outras grandes exposições.
“Esta é uma experiência valiosa. Trouxemos para a cidade de Aracaju a sensibilidade do olhar de Verger que tem enchido de humanidade o olhar do público e que certamente os patrocinadores estão vendo concretizada uma valiosa ação cultural”, afirmou o presidente da Fundação Pierre Verger, Gilberto Sá.
Visitas
Durante o último final de semana, mais de 500 pessoas visitaram o Museu do Homem Sergipano. Artistas plásticos, cantores, estudantes e pessoas das mais variadas profissões e locais da cidade apareceram para visitar o local. O prefeito em exercício, Edvaldo Nogueira, visitou a exposição e assistiu ao vídeo sobre a vida e a obra de Pierre Verger. “É fascinante o trabalho e a sensibilidade desse artista”, comentou. Para a presidente da Funcaju, Tânia Soares, a exposição foi mais um grande presente para a cidade neste período de férias. “Demonstra que estamos buscando permanentemente deixar de forma acessível aos sergipanos um diálogo com a cultura universal”, disse.
Para o estudante universitário Wagner Silva, a exposição foi a mais bem organizada que já viu até então. “Além disso pude perceber no olhar de Pierre Verger elementos que fazem parte do cotidiano da cidade. Desde os rituais africanos que ele retratou, até a vida simples de pescadores e a farra das festas populares que também acontecem aqui. A cidade de Aracaju está de parabéns! Trouxe três amigos que vieram de Feira de Santana e vim no último dia para assistir ao vídeo, porque fico tão maravilhado”, confessou o estudante.
Durante a visita as pessoas deixavam suas impressões sobre o evento em um livro. Mais de 1000 pessoas deixaram sua opinião sobre a vida e obra do fotógrafo que servirão para futuros eventos realizados pela Fundação Pierre Verger, localizada em Salvador. “É uma linda exposição. É a segunda vez que venho. Quem não veio perdeu uma grande oportunidade de ver uma belíssima exposição”, disse a estudante universitária Luciana Góes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Visitantes elogiam exposição fotográfica de Pierre Verger – Reprodução das fotos de Pierre Verger