[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando prosseguimento ao Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) foi assinado na tarde desta quarta-feira, 27, um contrato com a empresa baiana Siberian Tecnologia para o desenvolvimento de sistema informatizado para gestão de recursos operacionais dos órgãos que integram a SSP.
 
O contrato foi assinado pelo secretário João Eloy de Menezes e pelo diretor executivo da empresa vencedora da licitação, João Lourenço Botti, que estava acompanhado da diretora comercial Gilmara Tanajura.

Segundo Eloy, a iniciativa irá possibilitar maior agilidade no trâmite de documentos, pois todos os procedimentos das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) serão virtualizados.
 
“É um avanço fantástico. O investimento foi capitaneado através da Secretaria Nacional de Segurança Pública e chega a ordem de R$ 1.211.000,00. É uma grande herança que estamos deixando para os trabalhos futuros da SSP que trará agilidade, economia e integração entre a SSP e outras instituições como o Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público”, comemorou Eloy.

Para o secretário-adjunto da SSP, João Batista, a virtualização ratifica o trabalho de planejamento que vem sendo desenvolvido pela SSP. “Embora algumas pessoas insistam em dizer que falta planejamento na SSP, estamos mostrando na prática e com muito trabalho que o planejamento vem sendo executado a exemplo da assinatura desse contrato e da adesão de Sergipe ao Brasil Mais Seguro, que disponibilizará mais de R$ 50 mi para a segurança pública de Sergipe”, salientou.
 
Funcionamento
 
A iniciativa visa customizar uma solução de informática que vai automatizar todos os procedimentos relativos às polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Cogerp.
 
A tecnologia vai possibilitar que desde o atendimento do cidadão até o encaminhamento do produto final para outros órgãos os dados estarão automatizados na ferramenta global que vai atender os órgãos de segurança e até mesmo a gestão administrativa da SSP.
 
A nova ferramenta irá permitir uma disponibilização de material e pessoal de forma mais racional, culminando na economia de recursos. Toda informação poderá ser acompanhada em tempo real e poderá ser compartilhada entre os órgãos envolvidos. O desempenho das forças de segurança e os dados estatísticos também poderão ser analisados virtualmente.
 
“O projeto visa, também, estreitar a relação com outros entes, como a Defensoria Pública, Ministério Público e Poder Judiciário. Além disso, qualquer cidadão vai ter acesso a um portal onde poderá fazer o registro da sua ocorrência e acompanhar o andamento do despacho”, explicou um dos idealizadores do projeto, delegado Alessandro Vieira.  Sergipe foi o único estado que conseguiu incorporar a Cogerp nesse projeto do Governo Federal.
 
Previsão
 
Segundo o diretor da empresa que ganhou a licitação, Siberian Tecnologia, João Lourenço, a previsão da conclusão dos trabalhos e da disponibilização da tecnologia para uso da SSP é de 12 meses.
 
“Estamos fazendo um processo seletivo com profissionais aqui em Sergipe para facilitar a coleta de dados com os representantes dos órgãos da SSP. Com o bom andamento do fluxo de informações a tendência é que até mesmo antes do prazo estabelecido estaremos concluindo o trabalho”, destacou Lourenço.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.