Violência Sexual: Governo lança projeto Cine Informação em escolas
Com o objetivo de disseminar o trabalho e as estratégias de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, representantes de Secretarias de Estado, lançaram nesta quinta-feira, 9, o projeto Cine Informação no Colégio Estadual Professor José Franklin ,no município da Barra dos Coqueiros.
O projeto é a primeira ação da Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes promovida pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).
A psicóloga do Núcleo de Projeto Intersetoriais (Nupis) da Seides, Jaqueline Caldeira explicou o motivo da escolha do município da Barra dos Coqueiros para a realização da estréia do projeto. “Infelizmente, de acordo com o mapa e dados da Polícia Rodoviária Federal, a Barra está entre os municípios que apresentam um índice muito alto de casos de violência sexual infantil. A vulnerabilidade das crianças e adolescentes daqui é muito grande”, expõe.
O projeto incide através da exibição de um vídeo educativo aprovado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos e pelo Ministério da Educação (MEC), que apresenta situações de ocorrências de violência sexual, e conscientiza a denúncia em casos de suspeitas de abuso de vulneráveis.
O representante da Secretaria de Estado da Saúde, Luiz Cláudio Barreto, destacou a iniciação do projeto em transação com o mês de maio porque faz alusão às discussões sobre o tema da violência sexual. “Escolhemos esse mês para iniciar o projeto porque no dia 18 de maio é a data que faz referência à violência sexual contra crianças e adolescentes. Então, reforçamos o nosso coro para combater e proteger os direitos desses meninos e meninas”, lembrou.
O público-alvo da iniciativa são crianças e adolescentes que cursam o ensino fundamental, os pais e os professores. Durante a ocasião, alunos da 6ª à 8ª série também puderam ouvir orientações e discutir sobre o tema.
“Essas informações são relevantes para podermos discutir sobre um assunto que é difícil de ser falado, e se, por ventura, alguém estiver passando por alguma dessas circunstâncias, saberá como denunciar. Abordando essa questão abertamente, eles vão saber que não estão sozinhos e que existem pessoas que podem solucionar esses problemas”, ressalta a professora de Inglês, Camila da Luz.
Para a aluna de 12 anos, Maxsuelly dos Santos, o vídeo e o debate são interessantes para que as pessoas saibam como denunciarem os casos e como se precaverem diante das situações de risco. “É bem legal porque incentiva as pessoas a falarem o que estão passando e procurar ajuda, e também para que a gente aprenda a nos proteger contra esses casos”, diz.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Violência Sexual: Governo lança projeto Cine Informação em escolas –