Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica trabalham para qualificar a gestão
As coordenações das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão trabalhando conjuntamente para qualificar a gestão e fortalecer a descentralização destas áreas na Secretaria. A união tem como meta prover a Câmara Técnica de Vigilância Sanitária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Vigilância em Saúde com subsídios que auxiliem na implementação de políticas que promovam a saúde integral da população.
De acordo com Antônio Pádua, coordenador da Vigilância Sanitária da SES, o Conass sugeriu que a união acontecesse também em nível nacional e, por isso, aconteceu em Brasília na última semana a primeira reunião representantes da Câmara Técnica, Conass, das Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas dos estados. "Estamos iniciando a construção de consensos técnicos para subsidiar o trabalho dos secretários de saúde do Brasil", disse Pádua.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES, Giselda Melo, também participou da reunião na capital federal. Para ela, a ação conjunta destas vigilâncias vai contribuir muito com a Vigilância em Saúde, formada pelasVigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. "Discutimos medidas para melhorar os sistemas de informação das vigilâncias existentes e das coordenadorias de DST/AIDS, bem como a implantação da vigilância das pneumonias", complementou Giselda.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica trabalham para qualificar a gestão – Antônio Pádua / Foto: Márcio Garcez/Saúde