Vigilância Sanitária traça estratégias para Conferência Estadual de Saúde
Gerentes e técnicos da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reuniram nesta quarta-feira, 22, para debater e propor medidas que fortaleçam a Vigilância Sanitária durante as discussões da Conferência Estadual de Saúde. O evento será realizado em Aracaju, nos dias 5 e 6 de outubro. Um técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi designado para conduzir o debate, que contou ainda com a presença de representantes do Conselho Estadual de Saúde.
De acordo com Antônio Pádua, coordenador da Covisa estadual, a reunião faz parte de um amplo trabalho que vem sendo realizado pela Agência Nacional. "Técnicos da Anvisa estão visitando todas as unidades da Federação para discutir as estratégias específicas de cada lugar para inserir a Vigilância Sanitária nas três etapas da conferência, municipal, estadual e nacional. Um dos objetivos é fortalecer o reconhecimento da Vigilância como ação de prevenção e promoção à saúde", disse o coordenador.
Para Edson Donagema, da assessoria técnica da Anvisa, além de estimular os gestores a buscar estratégias que possam inserir a Vigilância Sanitária nas conferências de saúde, o encontro foi importante para estreitar os laços entre a Agência e Covisa estadual. "Esta é uma atividade que demanda boa relação das Vigilâncias estaduais e municipais com os Conselhos de Saúde e outros órgãos relacionados. Percebemos que isso existe aqui em Sergipe, por isso estamos otimistas com os resultados", garantiu o técnico.
Qualidade de vida
A 13ª Conferência Nacional de Saúde será realizada entre os dias 14 e 18 de novembro, em Brasília, com o tema ‘Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento’. A cada edição é escolhida uma nova temática central, que busca refletir a conjuntura política, social e econômica do país. Para orientar as exposições e debates, o tema deste ano foi desmembrado em três eixos, ‘Desafios para a Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento’, ‘Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida: o SUS na Seguridade Social’ e ‘A Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde’.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Vigilância Sanitária traça estratégias para Conferência Estadual de Saúde – Foto: Isa Vanny