[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Pela quinta vez consecutiva, os comerciantes cadastrados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que irão trabalhar no Forró Caju desse ano, participaram durante toda essa segunda-feira, de uma capacitação com funcionários da Coordenação de Vigilância Sanitária Municipal (Covisa). O curso é voltado a dar explicações sobre higiene e manipulação dos alimentos que serão comercializados na festa.

A capacitação foi realizada no Cemarh, localizado na Avenida Carlos Correia durante a manhã, estendendo-se até o final da tarde de hoje. “A idéia é fazer a promoção de saúde através da prevenção, trabalhando com uma pedagogia de orientação”, informa a coordenadora da capacitação, Lígia Maria. Para ela, essa capacitação é muito, porque com essas orientações os usuários e comerciantes passam a olhar e tratar de uma melhor forma as questões de higiene e conservação dos alimentos.

Segundo o Técnico de Vigilância em Saúde, Juliano Perreira, muitas vezes, os comerciantes eram notificados porque não conheciam a forma correta de acondicionar e manipular os alimentos. Ele ressalta ainda que o gelo e os salgadinhos são os alimentos que oferecem maior risco à população devido ao seu manuseio. O gelo muitas vezes é de má qualidade e é acondicionado em sacos de náilon, sendo que o correto é colocá-lo em sacos plásticos. Já os salgadinhos devem ser prontos e fritos na hora, como também guardados em recipientes com tampa.

“É muito importante essa iniciativa da Prefeitura de Aracaju. É a primeira vez que vou vender no Forró-Caju e essas orientações estão sendo muito boas para que eu não venha receber uma multa”, fala o comerciante Fábio Marcílio.

Fiscalização

A equipe da Vigilância estará presente diariamente com seis fiscais, sendo quatro da gerência de alimentos e dois da gerência de Meio Ambiente. Uma novidade para esse ano será um ponto de apoio, onde um funcionário fixo permanecerá para atender as denúncias e fazer a comunicação com os outros fiscais. O telefone de contato do ponto de apoio é (79) 3179-1001.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.