Vigilância Sanitária estadual capacita técnicos municipais em inspeção de alimentos
A Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará até sábado, 10, mais uma etapa da segunda maior estratégia de capacitação de técnicos das vigilâncias sanitárias municipais. A primeira grande estratégia corresponde à implantação do Sistema Nacional de Informação em Vigilância Sanitária (Sinavisa) em todo o território sergipano.
Desta vez, o curso, que está em sua segunda fase, encontra-se focado na inspeção sobre as boas práticas de serviços básicos de alimentação para atingir os estabelecimentos comerciais que trabalham com manipulação de alimentos. Realizada no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju, essa segunda etapa engloba 30 municípios.
A ação leva em conta o pacto firmado este ano com os 75 municípios de Sergipe para a Programação de Ações de Vigilância em Saúde (PAVS), conforme estabelecido pela portaria do Ministério da Saúde – nº 3008, de 1º de dezembro de 2009 -, que prevê o alcance de metas do Pacto pela Saúde e demais prioridades para o Sistema Nacional de Vigilâncias em Saúde e Sanitária.
Dentre essas prioridades, está a inspeção de alimentos e, segundo Antônio de Pádua Pombo, diretor da Vigilância Sanitária estadual, Sergipe possui poucos municípios com capacidade técnica para realizar tal atividade, o que obriga os técnicos da Divisa a suprirem as demandas municipais. “O objetivo da capacitação é fazer com que os municípios estejam aptos para realizar as inspeções, através da formação de multiplicadores”, explicou Pádua.
Descentralização
O diretor acrescentou que fazer com que os municípios desenvolvam as ações de competências deles na área de Vigilância Sanitária, não afastará a Divisa de suas responsabilidades, que são: coordenar o sistema estadual, fomentar políticas, cooperar tecnicamente e executar ações complementares.
O coordenador da Vigilância Sanitária de Itabaiana, Igor Santos, já se conscientizou de que é necessário treinar e dar estabilidade à equipe de técnicos municipais. “A Divisa nos deu suporte para contratar mais um técnico, vamos treiná-lo, e já temos concurso previsto para a Vigilância Sanitária de Itabaiana no meio do ano”, disse Santos.
Etapas
Em dezembro do ano passado, quando foi iniciado o curso sobre inspeção de alimentos, foram capacitados técnicos de 20 municípios. Esta semana somou-se 30 e na próxima, no período de 12 a 17 de abril, serão treinados mais 25, totalizando 75. Outras capacitações seguirão ao longo do ano com cursos de ações básicas que contemplarão as áreas de saúde, meio ambiente, saúde do trabalhador e medicamentos, entre outras.
- Vigilância Sanitária estadual capacita técnicos municipais em inspeção de alimentos – Antônio de Pádua Pombo
- diretor da Vigilância Sanitária estadual / Foto: Marcio Garcez/Saúde