Vigilância Sanitária de Aracaju implanta projeto ´Hospede-se com segurança´
Durante todo o ano, as ações desempenhadas pela Covisa estiveram voltadas a priorizar o usuário e consumidor interno do município. Neste final de ano, dado o número de turistas que a cidade aguarda, os esforços da Vigilância Municipal estarão focados nos serviços disponibilizados aos turistas. O objetivo é monitorar os serviços, conferindo mais segurança para os turistas, importante segmento para a economia local.
“Não temos dúvidas da qualidade dos serviços ofertados pelo setor, confiamos na responsabilidade sanitária, solidária e social dos responsáveis pelos serviços de hotelaria. No entanto, entendemos que se faz necessário uma ação pontual, haja vista a dinâmica do serviço, que exige uma atenção diferenciada, afinal, qualquer problema pode comprometer a imagem de Aracaju, o que seria desastroso”, afirma o coordenador da Covisa, Pádua Pombo.
De acordo com Pádua Pombo, para cumprir a agenda de visitas a esses estabelecimentos, a Covisa montou uma equipe especial. “Nós temos condições suficientes de manter a nossa rotina e realizar este trabalho especial. Manteremos nossos cuidados com o público de casa e daremos também atenção aos nossos visitantes”, destaca o coordenador.
Pádua explica que mesmo considerando impossível evitar em 100% a ocorrência de eventos desagradáveis envolvendo alimentos, é possível minimizar ao máximo a ocorrência desse tipo de caso, desde que haja a compreensão e colaboração do segmento. Ele lembra de um caso ocorrido num Hotel cinco estrelas de Pernambuco, onde uma criança de nove anos faleceu após a ingestão de alimentos contaminados com um tipo de bactéria fulminante. “O hotel foi fechado e os responsáveis indiciados por homicídio culposo”, lembra Pádua.
O trabalho de inspeção aos hotéis terá início hoje e está programado para ser concluído até o final de janeiro de 2007. “Em janeiro também terá início o ´Projeto Verão´, dentro do programa ´Alimento seguro´, que pelo segundo ano será implementado e dirigido aos estabelecimentos que trabalham com alimentos no circuito do turismo. Serão inspecionados bares, restaurante, lanchonetes e similares, desde a Orlinha do B. Industrial até o último estabelecimento na região do Mosqueiro. Nos hotéis, os agentes e técnicos darão atenção especial a pontos importantes como o controle integrado de vetores e pragas urbanas; sistema de abastecimento de água; serviços de lavanderia; instalações físicas e sanitárias internas; serviço de alimentação e controle de tabagismo (lei 9.294/96)”, salienta Pádua Pombo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Vigilância Sanitária de Aracaju implanta projeto ´Hospedese com segurança´ – Foto: Márcio Garcez