[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para cumprir seu papel de inspeção nos estabelecimentos comerciais da capital, a Vigilância Sanitária vem intensificando seu trabalho de fiscalização nos supermercados da capital. O monitoramento é contínuo, vistoriando o acondicionamento dos produtos e as condições de higiene desses locais.

De acordo com o gerente de alimentos da Vigilância, Geraldo José Santana, a fiscalização está sendo realizada em parceria com o Procon-Se. “Eles vão trabalhar conosco, assim como o Ministério Público Estadual já participam, visando garantir os direitos do consumidor. Fomos procurados, devido ao grande número de denúncias dos supermercados da capital”, explica o gerente.

Ele ressalta ainda que são 11 equipes de fiscalização, totalizando 22 fiscais, dentre eles, médico veterinário, biólogo, nutricionista e fiscal agente 2. Este último fiscaliza os riscos nas empresas. A partir destes riscos é que são averiguados os que dizem respeito à saúde e quais serão encaminhados às suas devidas gerências.

Atualmente, os fiscais estão distribuídos em duas equipes para supermercados e as outras nove estão atuando na área de lanchonetes, abatedouros, açougues, feiras livres. Tudo isso para que se faça cumprir a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 216) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Durante a semana passada um supermercado da capital apresentou irregularidades. Após constatado o problema, a Vigilância elaborou um relatório, estabelecendo um prazo de adequação, já que foram encontrados alimentos com validade vencida e outros com as propriedades organoléticas alteradas. “Se o prazo não for cumprido, as sanções que dizem respeito à legislação sanitária serão aplicadas”, esclarece Geraldo.

Geraldo informa ainda que a idéia é promover ações educativas antes de atuar, multar ou fechar o estabelecimento. “Nossa meta é educar os comerciantes, visando a qualidade dos produtos comercializados”, comenta. Lembrou ainda que as pessoas podem fazer suas denúncias através dos telefones: 2106-9763 e 3179-1001.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.