[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A quarta edição do Festival Luso-Brasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe (Curta-SE 4) foi aberta no Espaço Cultural Yázigi na última terça-feira, 20, e contou com a participação do vice-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Na oportunidade, ele destacou o apoio da prefeitura municipal ao evento e elogiou a iniciativa de exibir sessões dos filmes em espaços populares abertos como a orla do bairro Industrial.

“Este é um momento muito importante para a afirmação de nossa sergipanidade porque estimula a nova produção e resgata a produção cinematográfica antiga de nosso estado”, resumiu Edvaldo Nogueira, para quem o evento é digno de ser realizado em qualquer grande capital brasileira. “O primeiro espaço turístico da zona Norte construído nesta administração está vivo e é também um lugar para estimular a produção cultural. Por isso é genial a idéia dos organizadores de levar o Curta-SE até o povo com exibições na orla do Industrial”, destacou.

A Prefeitura de Aracaju apóia o Curta-SE desde sua primeira edição, em 2001. “Chegamos ao quarto ano desta administração municipal e também ao quarto ano de Curta-SE, e podemos dizer que ambas foram crescendo até chegar a este momento de explosão”, afirmou Edvaldo Nogueira, que lembrou a ligação do prefeito Marcelo Déda e o cinema, razão pela qual ele será homenageado pela equipe do festival. Quando era estudante o prefeito foi diretor de cena, fotografia e roteirista do filme em formato Super 8 chamado São João Povo em Festa.

Para a diretora-executiva do Curta-SE, Rosângela Rocha, que recentemente foi homenageada pelo prefeito Marcelo Déda coma medalha de honra ao mérito cultural Ignácio Barbosa, a realização do evento em espaços abertos já era um sonho antigo. “Eu já conhecia o festival de Tiradentes (MG), que acontece numa praça e tinha me encantado com o formato do cinema de rua para todos, mas a estrutura era muito cara para nós”, explicou. “Felizmente este ano foi possível e escolhemos o bairro Industrial por ser uma área tradicional e agora muito bonita com a revitalização feita pela prefeitura”, complementou.

Rosângela Rocha frisou ainda que além das discussões sobre produção cinematográfica e da exibição de filmes brasileiros e portugueses que acontecerão entre os dias 12 e 16 de maio, o Curta-SE quer fazer um alerta sobre a necessidade de mais salas de exibição populares. “É nosso alerta em defesa do cinema de rua. Nós estamos democratizando o acesso aos filmes para quem pode ir aos cinemas em shoppings”.

Além da Prefeitura de Aracaju, a Petrobras também patrocina o evento através do pacote denominado Petrobras Cultural. “O Curta-SE é um projeto de relevância tão comprovada para nós que hoje tem o patrocínio sem precisar passar pelos critérios de seleção a que submetemos todos os projetos que apoiamos”, informou o gerente de comunicação empresarial da Petrobras, Luís Roberto Santana. O evento conta ainda com o apoio cultural do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), Base Propaganda, Instituto Luciano Barreto Júnior, Espaço Cultural Yázigi Internexus e Emes Equipamentos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.