Vice-governador acompanha desfile de escolas de samba em Estância
O resgate de uma tradição que encanta os visitantes pela criatividade, luxo e envolvimento da comunidade local na realização de um espetáculo ímpar. Assim pode ser definido o tradicional desfile das escolas de samba do município de Estância, a 76 km da capital. O vice-governador do Estado, Jackson Barreto, prestigiou o tradicional desfile ao lado do prefeito da cidade, Ivan Leite.
Longe de ser apenas um simples desfile de blocos, o ato chama atenção pela estrutura e esmero com que é produzido, além de surpreender pelo nível de elaboração das escolas de samba. “Estou impressionado com o nível do desfile das escolas de samba do Carnaval de Estância. Esta é uma festa que precisa ser mostrada a todo o estado, pois todos os sergipanos precisam ter conhecimento do que se faz aqui”, sentenciou Jackson Barreto.
Segundo ele, quem prestigia a festa pela primeira vez fica impressionado com a qualidade e criatividade das fantasias e de toda a estrutura do desfile. “Guardadas as proporções, podemos dizer que são mini-escolas de samba se comparadas às do Rio de Janeiro, mas que desenvolvem um enredo, contam com as alas, bateria e todo o envolvimento da comunidade de forma intensa”, acrescentou Jackson em relação ao espetáculo.
Apoio
Ainda de acordo com o vice-governador, o apoio que é fornecido pelo Governo do Estado e pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese) para a realização da festa contribui para dinamizar o potencial turístico da cidade que é um pólo da região sul de Sergipe. “É fundamental que o Governo fortaleça esses aspectos, potencializando a atividade turística e, nesse particular, a política implementada pela administração estadual está correta”, concluiu Jackson.
Já o prefeito Ivan Leite ressaltou a importância do resgate de uma tradição que foi paralisada por 11 anos, e que há seis anos foi retomada com apoio da administração municipal. “É uma satisfação poder dizer que Estância realiza, pelo sexto ano seguido na nossa administração, um carnaval excelente. Este é um carnaval feito pelo povo e para o povo, onde a prefeitura e o Governo do Estado tem colaborado para torná-lo cada vez mais viável”, afirmou Ivan Leite.
“Eu quero parabenizar ao governador Marcelo Déda por ter colaborado com Estância em mais um ano do nosso carnaval, pois é preciso que possamos constatar o que vimos aqui, junto com o vice-governador Jackson Barreto, com as ruas e avenidas repletas de gente comemorando com a passagem das cinco escolas de samba para termos a idéia do que essa tradição representa”, complementou o prefeito.
Envolvimento
Para profissionalizar cada vez mais a realização do carnaval, segundo o prefeito Ivan Leite, a prefeitura viabilizou que os principais integrantes responsáveis pela organização das escolas de samba fossem ao Rio de Janeiro, pelo segundo ano consecutivo, visitar os barracões das principais escolas de samba para ver os adereços, fantasias, além de coletar dicas de materiais e logística para produzir as fantasias aqui com um preço mais competitivo. “E realmente, este resultado nós pudemos ver. Os recursos que destinamos às escolas de samba transformaram-se neste espetáculo que é o carnaval de Estância”, destacou.
Desfilaram pelas principais ruas e avenidas da cidade as escolas de samba “Acadêmicos do Porto”, “Unidos da Paz”, “Amantes do Samba”, “Império do Samba” e a mais antiga e tradicional “Mangueira”.
Ao lado do vice-governador e do prefeito, estavam a vice-prefeita, Cleide Carvalho, diversos secretários municipais, vereadores e lideranças da região.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Vicegovernador acompanha desfile de escolas de samba em Estância – Fotos: Wellington Barreto