[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A fé cristã, simbolizada na caminhada de Jesus do Pretório (tenda onde foi julgado e condenado a morte) ao calvário (colina onde foi crucificado), motivou funcionários do bloco administrativo do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) a participaram da Via Sacra da Campanha da Fraternidade na tarde dessa quarta-feira, 14. A cerimônia, alusiva ao tema ‘Fraternidade e Saúde Pública’, foi conduzida pelo Padre Givanildo, pároco do hospital, e contemplou também os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estavam no pronto socorro da unidade.

No momento em que esteve no pronto socorro, ao lado da aposentada Zumira Larinda de Jesus, 78 anos, a jovem dona de casa Damiana dos Santos Correia percebeu os pequenos gestos que demonstravam a alegria da paciente ao ouvir as declamações. “Mesmo tendo sofrido um derrame e estando prestes a realizar uma cirurgia para a retirada de um tumor, minha vizinha se alegra ao ouvir as palavras bíblicas, o que tornou o momento da via sacra muito especial para nós. Iniciativas como essa trazem um novo ânimo”, declarou Damiana.

Acompanhado por membros do ‘Movimento Terço dos Homens’ e evangelizadores que integram o grupo de voluntários ‘Bons Samaritanos’, o Padre Givanildo adaptou a descrição do trajeto de Jesus à realidade social enfatizada pela Igreja Católica, com base no tema da Campanha da Fraternidade. “Ao utilizar a água benta durante a passagem pelos leitos do pronto socorro do Huse, estamos abençoando os usuários e aproveitando o ensejo para despertar a nós mesmos à necessidade de discutir sobre a realidade da saúde no Brasil e em Sergipe, para o maior fortalecimento do Sistema Único. Esse é um dos principais objetivos a serem alcançados pela Igreja Católica, através da campanha”, explicou o pároco.

Para a agente operacional do Huse, Vera Lúcia Souza de Menezes, que há seis anos atua no bloco administrativo, o pleno funcionamento do SUS e a garantia do bem estar dos seus usuários devem ser considerados pelos cristãos, em especial, por desempenharem importante papel na sociedade. “Um momento de reflexão que gere o compartilhamento de experiências e o pleno exercício da fé serve de estímulo para qualquer cidadão que esteja com a saúde debilitada. Ao apoiarmos a Igreja quando a intenção é propagar a Palavra de Deus, estamos demonstrando sensibilidade para com o paciente e o nosso interesse pela sua recuperação”, ressaltou.

Via Sacra

Tida como tradição da Igreja Católica, a Via Sacra da Campanha da Fraternidade está sendo realizada no Huse desde o último dia 29 de fevereiro, quando beneficiou pacientes, acompanhantes e funcionários que atuam no Centro de Oncologia. No próximo dia 21, a partir das 15h, o mesmo evento contemplará as alas A, B, C e D do complexo hospitalar, e no dia 28, as alas de 100 a 500.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.