Vereador visita secretária da Educação
Atualmente, pelo Censo Escolar 2005, a Prefeitura de Aracaju possui 31 unidades de Educação Infantil e em 17 delas há o atendimento de creche. Juntas, estas escolas atendem 740 pequenos, trabalho completamente voltado, conforme os parâmetros da Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996, para as crianças com idade entre 0 e 3 anos.
No seu projeto, o vereador Iran Barbosa sugere alguns caminhos para que a prefeitura consiga garantir a progressiva ampliação e universalização deste atendimento, a exemplo da prioridade para os filhos de mães adolescentes, que comprovem semestralmente, freqüência escolar com assiduidade de no mínimo 75%. Terão prioridade também os filhos de empregadas domésticas e de mães trabalhadoras, cuja condição seja comprovada por meio de carteira de trabalho ou outro documento comprobatório.
O vereador pretende ainda impor como condicionante desta prioridade, o fato da mãe possuir domicílio em Aracaju, o que atualmente não acontece, pois a Semed, diante dos apelos e do direito constitucional à educação, presta atendimento às mães domiciliadas na região da Grande Aracaju. “Estou aberto a novas propostas, por isto vim apresentar meu projeto à secretária e a seus técnicos, para que possam criticar e oferecer novas contribuições”, comentou Iran Barbosa.
O compromisso em informar pontos que devem ser acrescentados ao projeto foi assumido pela secretária e assessores, que de imediato mostraram a Iran Barbosa a ausência de uma garantia de vaga para as crianças Portadoras de Necessidades Educativas Especiais ou para os filhos destes, embora este tipo de atendimento prioritário já seja realizado na rede municipal da Educação.
“Temos crianças com paralisia cerebral, com surdez, cegueira ou baixa visão, que recebem estímulos precocemente”, comentou a professora Tereza Cristina, explicando que o quantitativo não é maior porque muitos pais e mães optam por não matricular os filhos na creche, até como uma forma de não expor o que consideram ser um problema.
Em todas as unidades de creche há, de acordo com dados informados pela Diretoria de Ensino da Semed, uma lista de espera para ocupar uma vaga, busca motivada principalmente pela qualidade do atendimento fornecido. As educadoras que cuidam das crianças nas creches são profissionais com formação pedagógica, portanto, também realizam um trabalho educativo e de desenvolvimento da inteligência e das potencialidades de cada bebê.
Associado a isto há toda uma estrutura de suporte, como fraldas descartáveis, cuequinhas, calcinhas, mamadeiras, pomadas, perfumes, alimentação de qualidade com balanceamento nutricional, estabelecido pelo Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar da secretaria (Denae/Semed). Para fornecer este atendimento de excelência, a Semed investe quase R$ 3,5 mil/ano em cada criança beneficiada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]