[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma ação integrada entre várias secretarias de Estado para levar ao interior de Sergipe cultura, esporte, movimentar a economia local e estimular o turismo. O Verão Sergipe foi pensado a partir desses parâmetros. Realizado entre os dias 18 e 20 de janeiro na Praia da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda, o Verão Sergipe superou as diretrizes traçadas e agradou artistas, moradores e comerciantes de Itaporanga e de cidades vizinhas, esportistas e, principalmente, o público.

Passaram pelo palco principal, artistas nacionais como Nando Reis, Jorge Ben Jor, Vanessa da Mata e Natiruts. A Fábrica, Sibberia e Naurêa mostraram a riqueza e diversidade da música sergipana. O público também pôde assistir ao ‘Reisado as filhas de Maria’, grupo formado por Valmira Goes após ter feito uma promessa; à dança de São Gonçalo formada por moradores do povoado Campo em Itaporanga, uma tradição de mais de cem anos; e ao grupo de percussão Burundanga, composto por pessoas que, aparentemente, não tinham nenhuma habilidade com instrumentos musicais.

"O Governo do Estado está levando diversas ações para o interior do Estado e essa é uma delas. O turista conhece outros lugares além da capital, a economia do município é aquecida e possibilita a população do interior conhecer outras culturas e mostrar as suas", destacou a secretária de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino.

Comércio

Os primeiros a sentirem os benefícios do Verão Sergipe foram os donos de pousadas e imóveis. Hélica Nascimento, proprietária de uma pousada, contou que duas semanas antes da festa todos os 15 quartos já haviam sido alugados. "Mesmo ainda não trabalhando com agências de viagens, conseguimos alugar todos os quartos. Se tivéssemos 30 ou 40 quartos, todos eles estariam lotados".

Em fins de semana durante o verão, a taxa de ocupação da pousada não passa de 50%. "O Governo ajudou a divulgar a Caueira. Antes, só tínhamos dois picos de ocupação, o réveillon e o carnaval. Agora, contamos com Verão Sergipe. Graças a este evento, já reservamos quartos para o carnaval", contou Hélica.

O mini-mercado, que fica próximo à pousada de Hélica, também sentiu no caixa os resultados do Verão Sergipe. Durante os dias da festa, as vendas aumentaram em mais de 100%. O proprietário do estabelecimento, Rivaldo Moraes, disse que desde o primeiro dia as vendas foram excelentes. "O tempo todo teve movimento. Durante o dia, as pessoas que chegavam de ônibus vindos de vários municípios compravam. À noite, as pessoas que estavam na festa também compravam. Estou muito satisfeito" afirmou o proprietário.

Em frente ao mini-mercado, estava a barraca de Sérgio Santos, onde ele comercializava brincos, pulseiras e colares fabricados por ele. O artesão, que se deslocou do município de Estância, disse que não esperava que o lucro fosse tão bom. "Se tivesse duas festas dessas por mês, não precisava viajar para outros estados", disse ele, que no fim de semana passado estava em Penedo (AL) vendendo seus produtos.

A poucos metros da barraca de artesanato, já próximo do palco principal, estava o isopor de Marcos Antônio. Latas de cerveja, refrigerante e água levadas de Aracaju para garantir a renda do vendedor. "Para mim, o resultado foi tão bom que na próxima semana estarei no Verão Sergipe em Pirambu para continuar vendendo", afirmou.

Público

O turista que antecipou o trabalho para poder participar do Verão Sergipe gostou do que viu. Benilton Santos, professor, uniu o trabalho ao Verão Sergipe. "Eu precisava vir a Sergipe para fazer uns trabalhos. Não era para este fim de semana. Então, resolvi tentar aliar o trabalho à diversão e antecipei a viagem", contou o turista de Ilhéus (BA).

Para a sergipana que não conhecia a Praia da Caueira, o Verão Sergipe foi uma ótima oportunidade de descobrir as belezas do próprio Estado. A estudante do curso de Publicidade Luciana Moura chegou à praia na sexta-feira, 19, e se hospedou na casa de uma amiga. Luciana elogiou a idéia de promover o Verão Sergipe no interior. "Você faz com que turistas e sergipanos conheçam outros lugares além da capital. Apesar de morar em Aracaju, nunca tinha vindo à Caueira. Adorei a praia, o Verão Sergipe, os shows. Foi um excelente fim de semana".

Promoção

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo do Estado, com as cotas principais de patrocínio do Banese e da Vivo. São parceiras do evento as prefeituras de Aracaju, Itaporanga D’Ajuda e Pirambu e a Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT). O Verão Sergipe também tem o patrocínio da Petrobras.

Pirambu

Entre os dias 25 e 27, será a vez do município de Pirambu, no litoral sul de Sergipe, receber o Verão Sergipe. Entre as atrações nacionais estão Oldum, Pitty, Cidade Negra e Wilson Sideral. Confira as atrações.

PROGRAMAÇÃO

PALCO PRINCIPAL

Sexta-feira – 25/1

19h – Patricia Polayne
20h30min – Cartel de Bali
22h – Pitty
23h30min – Olodum

Sábado – 26/1

20h – Sunway
21h30min – Wilson Sideral
23h30min – Cidade Negra

Domingo – 27/1

19h – Java
20h – Mart’nália

PALCO MULTICULTURAL

Sexta-feira – 25/1

17h – Lariô de Pirambu
17h40min – Dança Hip-Hop
18h – Pulsação Pop

Sábado – 26/1

17h – Lariô da Tartaruga
17h40min – Dança Moderna
18h – Renovação Eterna
19h – Salsugem

Domingo – 27/1

17h – Reisado de Marimbondo
17h40min – Quatro Estações
18h30min – Burundanga

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.