[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Gerência de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica Animal, iniciada desde o último sábado, 22, prossegue até 27 de outubro em todo o Estado. A meta é vacinar 80% da população animal de cães e gatos nas zonas urbana e rural.

O momento de maior mobilização da campanha acontecerá nesta sexta-feira, 28, e no sábado, 29, quando serão montados diversos pontos estratégicos no interior e em bairros da capital. "No entanto, durante todo período as vacinas estarão à disposição nos Centros de Zoonoses, em Aracaju, Lagarto, Propriá e Estância", informou Monique Santana, técnica da Vigilância Epidemiológica Estadual.

"A raiva é uma doença 100% letal, que mata o animal ou ser humano que adquiri-la. O único meio de escapar dela é a prevenção, através da vacinação e do soro. Quem for mordido por um animal suspeito de raiva deve se vacinar nas unidades básicas de saúde. O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho dispõe do soro", disse Monique Santana.

Sergipe recebeu 300 mil doses da vacina do Ministério da Saúde (MS), material que já foi encaminhado aos municípios sede de regiões. "Cada cidade é responsável por executar a ação, mas o Estado contribui com os insumos (seringas e agulhas) e oferece auxílio técnico àqueles municípios que encontram qualquer dificuldade", afirmou Monique, ao acrescentar que a SES também se responsabiliza pela orientação e supervisão do trabalho nos municípios.

No período de 26 de maio a 26 de julho deste ano, Sergipe realizou uma campanha de intensificação anti-rábica animal, ocasião em que foram vacinados 197.558 cães e 64.030 gatos em todo Estado.

Segundo Monique, a campanha de intensificação realizada no primeiro semestre é uma recomendação do Ministério da Saúde para os Estados que registraram algum caso de raiva em humano. "No município de Nossa Senhora do Socorro, em 2005, um adolescente contraiu a doença através de um cão. Por isso, chegamos à conclusão da necessidade de duas campanhas".

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.