V Semana do Turismo de Sergipe recebe doutores da área
Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, 27, a Secretaria de Turismo de Sergipe (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), estão promovendo a V Semana do Turismo de Sergipe. O objetivo da semana é proporcionar ampla discussão sobre a relação de interdependência entre cultura e turismo, aproximando os estudiosos da área e estimular a troca de experiências. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de ontem, 26, no Centro de Convenções de Sergipe, com conferências e palestras sobre os desafios da nova gestão do turismo e gestão do conhecimento.
Durante a solenidade de abertura o secretário de Turismo, Elber Batalha, destacou os avanços do setor no estado e as metas que a Setur pretende alcançar nos próximos meses. “Fico muito satisfeito que o turismo de Sergipe ficou em segundo lugar em geração de emprego e renda em todo estado. Estamos com uma política de aproximação com os alunos de todas as faculdades de turismo de Sergipe, com o objetivo de fazer com que os projetos saiam do papel. Pretendemos também que os nossos produtos, como artesanato e gastronomia, sejam vistos e consumidos pelos visitantes, só assim poderemos modificar a realidade social das pessoas de baixa renda e que não sabem ainda como vender os seus produtos”, disse.
Para o conferencista que palestrou na abertura da V Semana do Turismo de Sergipe, Dr. José Manoel Gândara, o turismo está diretamente relacionado ao conceito de mercado e é governado pela coerência da demanda e da oferta, baseando-se nos recursos e atrativos que necessitam de serviços e complementos. “O turismo é, na realidade, competitividade e concorrência. Portanto, crescer do ponto de vista turístico é uma necessidade”, explica. De acordo com o doutor em turismo, é necessário fazer um marketing eficaz e inteligente para que traga resultado de satisfação do cliente. “Para ter resultado é preciso deixar o tradicional de lado como o racional e usar o emotivo e abandonar a maneira opaca e ser mais transparente e, principalmente, saber escutar”, ressalta.
Já o segundo palestrante da noite, o professor doutor da Universidade Federal do Paraná, Alexandre Biz, o mercado de viagens mundial sofreu grandes mudança, causadas com a chegada da rede mundial de computadores. “As agências de viagem devem criar rapidamente políticas voltadas para a capacitação do seu material humano, dotando-o de conhecimento acerca das novas tecnologias, conscientizando-o da importância do uso destas, eliminando e amenizando todas as formas de resistência, pois a nova geração buscará as agências de viagem que possam atender as suas necessidades”, acredita. Ainda segundo Biz, usar a tecnologia para mostrar os roteiros do estado é uma inovação que deve ser introduzida rapidamente no turismo. “Este é um meio que as pessoas confiam e será uma inovação para um marketing direto para vender os roteiros do estado”, conta.
Presenças
A conferência de abertura da V Semana do Turismo de Sergipe contou também com a presença do secretário-adjunto da Setur, José Roberto; do diretor do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/SE), Joab Almeida; do presidente da Fundação Municipal de Cultura (Funcaju), Waldoilson Leite e a diretora de turismo, Tanit Bezerra; a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur), Irma Karla; além dos alunos do curso de turismo da Universidade Federal de Sergipe e o trade turístico sergipano. Durante a solenidade, houve apresentação do Quinteto Sanfônico de Sergipe.
Confira a programação completa da V Semana do Turismo de Sergipe: turismosergipe.net/
- V Semana do Turismo de Sergipe recebe doutores da área – Imagem/Divulgação