V Gincana de Pesca Cidade de Aracaju comemora o 151º aniversário de Aracaju
A expectativa é que 80 duplas, tanto estaduais quanto interestaduais, participem da Gincana. “É uma confraternização de pescadores, uma disputa saudável”, diz Edson Araújo, idealizador e organizador da prova.
A competição que já se consolidou no calendário do esporte na cidade desenvolveu grande competitividade, o que garante a algumas duplas o favoritismo, como é o caso da Barbatana/ Pisolar, equipe Minhoca e Os Pilantras. Serão premiadas as dez primeiras equipes com troféus, medalhas, além de televisores, bicicletas e material de pesca.
O evento também servirá como manifestação contra a poluição do rio Sergipe. De acordo com Edson Araújo, em cada competição se pesca cerca de mil peixes, o que mostra a vitalidade do rio que banha Aracaju. “É uma prova de que o rio tem vida”, explica o organizador.
A competição é aberta para iniciantes e amadores e é caracterizada pela soltura dos peixes depois de conferidos pelo fiscal que acompanha o desempenho de quatro duplas. “É uma pesca de molinete, de arremesso. O profissional pode participar também, mas só com molinete”, ressalta Araújo.
Socialmente, a Funcaju procura popularizar a prática esportiva e a modalidade. “A competição dá acesso a todos os interessados em participar proporcionado, inclusive, pela gratuidade das inscrições”, afirma Nadja Guimarães, do Departamento de Esportes da Fundação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- V Gincana de Pesca Cidade de Aracaju comemora o 151º aniversário de Aracaju – Fotos: Edinah Mary