[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hardman Cortes, situada no bairro Soledade, zona norte de Aracaju, está promovendo a 1ª Semana de combate à Violência. Uma rica programação visa conscientizar a população local sobre questões relativas à violência em geral, principalmente, contra as mulheres. As atividades tiveram início na segunda-feira e seguem até amanhã, quinta-feira, quando a grande caminhada ´Apite contra a violência´ tomará as ruas do bairro, chamando a atenção da população para os males da violência.

As atividades tiveram início com a mostra ´Conhecendo o Território´. A exposição foi montada por Agentes Comunitários de Saúde, como conclusão do primeiro módulo do curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde, promovido pela Prefeitura de Aracaju. Nela, estão exibidos dados sociais, epidemiológicos e territoriais, pesquisados pelos próprios agentes, que permitem à equipe da unidade trabalhar focada nos principais riscos do território.

Durante todo o dia de ontem a programação foi voltada para os problemas referentes à violência. A equipe da Unidade de Saúde Carlos Hardman Cortes, coordenada pela assistente social, Jane Curbane, promoveu uma palestra para idosos do bairro abordando o tema ´Violência e idoso´. A palestra contou ainda com a parceria da equipe do Centro de Referência em Assistente Social (CRAS) do bairro Soledade.

De acordo com Jane Curbane, a violência se constitui, hoje, num dos maiores problemas sociais enfrentados pela comunidade. “O que a gente precisa chamar atenção é que grande parte da violência está dentro da própria casa. É importante que as mulheres procurem a unidade de saúde mais próxima de casa, ou a nossa unidade de referência, que funciona da maternidade Hildete Falcão, para poder notificar e dá o devido encaminhamento ao caso”, informa Jane Curbane. Ela informa que a Secretaria Municipal de Saúde já vem trabalhando focada na questão da violência, em parceria com os conselhos tutelares, Conselhos do Idoso, da Mulher, da Criança e do Adolescente.

Segundo a Agente Comunitária de Saúde da unidade, Joelma Dantas dos Santos, o grande número de desemprego, a falta de lazer e os numerosos casos de alcoolismo na comunidade colaboram bastante para o surgimento da violência. Ela informa que já presenciou inúmeros casos de violência. “Casos não só em mulheres, como também em idosos e crianças”, informa.

Programação

Amanhã, quinta-feira, acontece o encerramento das atividades com uma missa às 15 horas. Em seguida, às 16 horas, acontece a caminhada ´Apite contra a Violência´. “O cortejo percorrerá as principais ruas do bairro fazendo bastante barulho que é para chamar a atenção da população”, destaca Joelma Dantas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.