[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No mês de março as unidades de Urgência e Emergência que integram a rede municipal acolheram algo em torno de 86% do total das remoções efetuadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192- Aracaju). O serviço registrou 3.145 atendimentos no mês, removendo para o Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF) apenas 14% dos casos, confirmando uma diminuição de 150 remoções em relação ao mês anterior.

No mês de março dos 13.117 pacientes que deram entrada no HGJAF, apenas 448 foram levados pelo Samu, o que registra uma participação do serviço em apenas 3,4% de toda demanda do hospital. Dessas remoções 55,4% eram de casos de politraumatismo, que é uma das referências do hospital no estado, responsável pelos procedimentos de alta complexidade.

Conforme explica o coordenador do Samu, Márcio Barreto, os números de remoções ao HGJAF diminuirão ainda mais quando o serviço diagnóstico dos Hospitais Pronto socorros (PS), recém inaugurados, passarem a funcionar regularmente. A expectativa com o pleno funcionamento dos dois PS é que o Samu só encaminhe ao HGJAF os casos de alta complexidade.

Sem contar ainda com o pleno funcionamento dos Hospitais Pronto socorros, os grandes acolhedores dos casos de urgência em Aracaju no mês de março foram os Pronto-atendimentos (PA’S) do município, registrando um total de 1.735 atendimentos. Além dos PA’s, os hospitais conveniados à Prefeitura Municipal, como o Cirurgia, São José e o Santa Isabel, também foram grandes destinatários das remoções feitas pelo Samu 192 Aracaju.

Além dos serviços de Urgência e Emergência, o Samu também disponibiliza atendimentos do Serviço Social. Esse serviço compreende o deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde para realização de exames e procedimentos, desde os mais simples aos mais complexos como quimioterapia, hemodiálise e fisioterapia que são os mais freqüentes. Em março 1.944 pessoas foram atendidas pelo Serviço Social do Samu.

Trotes

Infelizmente, um inimigo antigo do Samu é o trote. Embora a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tenha desenvolvido nesses últimos meses um importante trabalho educativo junto às crianças das escolas das redes estadual e privada, conscientizando para importância do papel do Samu na saúde da população, em março o serviço recebeu 5.450 trotes, o equivalente a 15% do total de chamadas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.