Unidades de Urgência da PMA acolhem quase 80% das remoções realizadas pelo Samu no mês de agosto
Com o funcionamento já normalizado de ambos os hospitais municipais, o Samu também vem diminuindo o número de pacientes encaminhados ao Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF). Nesse mês de agosto, o serviço foi responsável por apenas 2,8% de toda demanda do hospital. Ou seja, a cada 100 pacientes que deram entrada no HGJAF no mês de agosto, somente três foram encaminhados pelo Samu.
De acordo com o coordenador da Rede de Urgência e Emergência do município, Leandro Dominguez, o Samu tem encaminhado ao HGJAF apenas os casos de alta complexidade em que o hospital é referência no Estado, como politraumatismo ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo. Ele explica que são as unidades de urgência e emergência geridas pela Prefeitura de Aracaju as grandes acolhedoras das remoções realizadas pelo Samu.
Só para o Hospital Municipal Nestor Piva, o Samu encaminhou, em agosto, um a cada três pacientes atendidos, registrando 35% de todas as remoções. Juntos, os Hospitais Nestor Piva e Fernando Franco vêm realizando uma média de quase 20 mil atendimentos por mês, garantindo à população atendimentos de pediatria, ortopedia, clínica médica, odontologia, além de pequenas cirurgias.
Estruturação da Rede
Composta por serviços de excelência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), implantado pioneiramente em Aracaju, a Rede de Urgência e Emergência do município de Aracaju integra o Pronto Socorro Cardiológico, Cirúrgico e Ortopédico do Hospital Cirurgia; o PS infantil e a Emergência Obstétrica do Santa Isabel, Santa Helena e Maternidade Hildete Falcão; alem dos Hospitais Nestor Piva e Fernando Franco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Unidades de Urgência da PMA acolhem quase 80% das remoções realizadas pelo Samu no mês de agosto – Foto: Silvio Rocha